segunda-feira, 2 de abril de 2012

ENCONTREI ONDE VOU ABRIR UM POÇO DE ÁGUA!

Hoje era uma 2ª feira como outra qualquer, pelo menos até eu me sentar um pouco na sala e olhar para a TV onde estava a dar na RTP1 a reportagem de "Príncipes do Nada", que é uma programa da autoria e coordenação de Catarina Furtado, a apresentadora de televisão dá aqui lugar à contadora de histórias… histórias, por vezes, demasiado tristes e comoventes para caírem na indiferença do telespectador. Catarina Furtado partilha, desta forma, a combinação de gostar muito de fazer televisão útil com o papel de Embaixadora da Boa Vontade do UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População) na tentativa de que um lado do mundo se mobilize para melhorar o que de pior existe do outro lado, do mesmo mundo.


Devo de dizer que todo o programa me comoveu profundamente, pois em todos os países, inclusive em Portugal as histórias são comoventes e algumas até chocantes, pelo menos do meu ponto de vista humano. Mas a que mais me tocou foi a de D.Rosária de Moçambique.


Foi há mais de dez anos. 
Os irmãos deixaram de lhe falar. 
Os que acreditava serem seus amigos abandonaram-na. 
Os vizinhos apontaram-lhe o dedo discriminatório na rua. 
Quando soube que era seropositiva, Dona Rosária também descobriu que o preconceito provoca dores insuportáveis.

Hoje, Dona Rosária orgulha-se de ter criado o primeiro centro de apoio às vítimas de sida no município de Matola, perto de Maputo, a capital moçambicana. “O que eu quero é juntar pessoas seropositivas, dizer não à descriminação e não ao estigma”, confessa esta moçambicana de 56 anos, que antes era modista.

A Associação de Amigos do GATV – Gabinete de Atendimento e Testagem Voluntária – nasceu debaixo de uma árvore e nunca mais parou de crescer. São muitos os que aqui procuram carinho, comida, medicação. Mas, aos que não podem vir até à associação, Dona Rosária leva apoio ao domicílio. Nos bairros de Kongolote e 1º de Maio, todos a conhecem. E é aqui que o vírus do VIH/sida nos mostra o rosto.

Daudinho é órfão desta doença. Tem apenas 8 anos, mas as pernas e as mãos estão gastas e ásperas. Sofre uma paralisia sem nome desde a nascença (por falta de diagnóstico até agora) que o impossibilita de caminhar.
Marta vive há mais de dez anos com o vírus do VIH/sida. Tem 28 anos. O seu corpo, frágil, denuncia o que ela não confessa. Não tem como se sustentar a si, nem ao filho. O marido abandonou-a. Os anti-retrovirais provocam-lhe fome, mas não tem dinheiro para comprar comida.

O senhor Sanção é o chefe de quarteirão do bairro. É ele que dá os alertas para que a Dona Rosária saiba quem mais necessita de apoio. Também ele uma pessoa doente que nunca desiste de auxiliar os outros.

A vovó Amélie também contraiu o vírus do VIH/sida. Não sabe a sua idade. Recusa-se a aceitar que é seropositiva. 
Para muitas crianças e idosos, a sopa distribuída pela associação da Dona Rosária é a única refeição do dia.
O que me tocou foi a maravilhosa pessoa que D.Rosária é, e o único desejo que tem é o de possuir um furo de água próprio nas suas terras, para poder cultivar e dar de comida a todas estas pessoas tão necessitadas.

Foi aí que os meus olhos brilharam cheios de lágrimas e de luz!
Eu há bem mais de uma década que quando me perguntam se me saísse a loteria, o que fazia com o dinheiro? A minha resposta ao longo dos anos sempre tem sido a mesma, o 1º dinheiro que eu iria retirar seria para abrir um poço, ou furo de água em países como África e Moçambique. Depois comecei a ter a certeza, não me perguntem porquê de que com muito esforço e trabalho vou conseguir dinheiro para tudo aquilo que eu pretendo fazer, e o que ainda hoje de manhã disse foi "O 1º dinheiro que retirar vai ser para abrir..." bem o resto da frase é sempre a mesma, só que eu quando me perguntavam onde, em que sítio? Até hoje, ao ver este programa, não fazia a mínima ideia de onde.
Pois agora já sei O 1ª DINHEIRO QUE EU VOU USAR, VAI SER PARA ABRIR UM POÇO DE ÁGUA PARA A D. ROSÀRIA EM MOÇAMBIQUE!

É uma promessa que Madre Teresa me vai ajudar a cumprir, e tenho consciência de que a estou a fazer aqui publicamente, porque daqui a uns tempos irei a Moçambique, encontrar-me com a D.Rosária para abrirmos o Bendito Furo!




MUITA LUZ!

Fontes: Texto retirado na íntegra de: http://www.principesdonada.com/Historias/titulo/7/braco-de-ferro-com-o-vih-sida  Todas as imagens também foram retiradas do mesmo link.
Para ter acesso ao programa espectacular acesse: http://www.principesdonada.com


18 comentários:

  1. Força cara amiga e que Deus a ajude a conseguir esse milagre e muitos outros para esses nossos irmãos carentes de tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, obrigada tenho mesmo de conseguir, eu já ajudo aqui em Portugal como posso, mas com a ajuda Divina vou poder ajudar muito mais! Eu tenho a certeza de que vou conseguir.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  2. Ana Maria querida! Parabéns por uma postagem tão linda! Muita paz e alegria em seu coração! Abraço carinhoso! Beijo no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Uma visita pequena para o seu domínio pouco.
    Embora agradecendo por sua fidelidade a mim.
    Mas eu gostaria que, nesta semana de Páscoa, você quer uma Páscoa maravilhosa.
    Eu não sei se a tradição é o lar! Mas cuidado com chocolates para não ficar doente.
    bom dia
    Atenciosamente
    Chris

    duas fotos de Páscoa
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/04/02/1204020717531250289664783.jpg
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/04/02/1204020717541250289664784.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chris, merci por venir ici, jáime beaucoup de te recevoir.
      J'adore chocolat, mais je mange seulement un petit peut...
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
    2. J'ai oublié de te dire merci pour les fotos. Bisous

      Eliminar
  4. Amiga, realmente o programa deve ter sido comovente.
    Deixa eu te contar algo pessoal.
    Quando eu tinha lá meus 16 anos, li um livro sobre como os pacientes terminais que possuem o vírus são tratados.
    Sem detalhes, posso lhe dizer que aquilo me atingiu profundamente.
    Queria ser voluntário para visitar estas pessoas, mas por ser muito novo, fui proibido pelos meus pais.
    Ai minha vida curou de cabeça para baixo e logo depois vim para ca.
    Quanto será que custa para abrir este poço?
    Quem sabe através de umacampanha isso não se torne realidade?!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigooo, eu não faço ideia de quanto é que custará abrir um poço, mas pode ter a certeza de que amanhã, vou ligar para moçambique para tentar saber. Fiquei muito comovida wilson, por saber que você também não se importaria de ajudar a abrir o poço para D.Rosária poder auxiliar melhor os seropositivos e as crianças. Meu amigo, do fundo do meu coração, Obrigada!
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
    2. Ana,

      Acredito que estamos aqui na Terra não apenas por nós, mas sim para auxiliar, ajudar o próximo quando possível.
      Aguardo notícias.
      Bjs

      Eliminar
    3. Eu também penso o mesmo, tenho estado a ligar para lá mas ninguém me atende, vou continuar a tentar.
      Beijinhos depois dou noticias.
      Ana Maria

      Eliminar
  5. É realmente comovente e triste esta reportagem sobre pessoas que vivem com quase nada e que pedem tão pouco. E o que acho impressionante é o facto de quase ninguém se importar com isso... Eu,junto-me a ti na tua vontade de abrir o poço de água para a D. Rosária. Conta comigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada mana, eu vou conseguir.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  6. Amiga vou orar sempre para que consiga, esse intento, gostei da ideia da 'campanha', podemos espalhar pelos blogs amigos.
    Água é o bem mais precioso do nosso planeta.
    Mais vou te dizer "odeio literalmente a palavra "pré-conceito e preconceito"
    junto dessas palavras vem uma gama de horrorosas situações.

    Ei o que houve com a postagem do 'besouro'?!?!?!?! não aparece só para mim ou você tirou?!?!?!?
    beijinhos de solidariedade.
    Lua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lua, acabo de falar ao telefone com a D. Rosária em Moçambique,olha ela é como eu esperava uma pessoa maravilhosa, deu-me o mail dela e eu já lhe escrevi a enviar o meu. Agora é só esperar que a D. Rosária me responda a dizer quanto custa abrir o bendito furo. Mal posso esperar pela resposta, não sei como, mas eu vou conseguir arranjar o dinheiro, a água é o bem mais precioso ao cimo da terra, não devia de faltar para ninguém, muito menos para eles que são seropositivos e tomam tantos medicamentos. Madre Teresa vai me ajudar!
      Beijinhos de sonhos de estrela.
      Ana Maria

      Eliminar
  7. Ola minha querida filha, olha aqui D. Rosaria Bonifacio de Moçambique, olha importa-me diser que DEUS TE ABENCOE pela sua bondade... Acima de tudo DEUS, eu fico feliz em saber que pelo menos temos alguem neste maravilhoso mundo que se importa por PVHs. Minha filha nos precisamos de ajuda de todos... e toda ajuda e bem vinda, visto que, nos temos desde idosos,criancas, e jovens todos nas condicoes de vulnerabilidade. Nos como associacao temos sonhos com estas pessoas, em especial as crianças que na sua maioria carecem duma educação condigna porque os parentes perderam a vida devido ao virus do HIV/SIDA. Portanto um dos nosso maiores sonhos acredito que por ti ira ser realizado.
    Minha querida siga em frente e que DEUS TE ABENÇOE BASTANTE, E TENHA FELIZ PASCOA JUNTO A FAMILIA.
    ROSARIA BONIFACIO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, obrigada pela sua visita e vou publicá-la.
      É uma honra!
      Ana Maria

      Eliminar
  8. OI AMIGA, NOSSA VIM AQUI PEGAR O SITE ONDE ESTA A HISTORIA, E ME SURPREENDI QDO VI SEU AMIGO WILSON E MEU AMIGO DE LONGAS DATAS JA TRABALHOS MUITO NESSE JAPAO, NOS JUNTAMOS E AJUDAMOS A MUITOS TBEM, VOU ME COMUNICAR COM ELE AGORA MSM, ESTOU TIRANDO COPIAS DAS FOTOS AQUI OK VOU POSTAR NO MEU BLOG, BEIJOSSSS MUITA LUZZZZZZZZZZZ PRA VC AMIGA COM CARINHO NEUSA

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...