domingo, 22 de maio de 2011

LPN - Acção de Voluntariado Ambiental pela nossa Floresta

Ontem fomos até Coimbra,Vila Nova de Poiares promover a limpeza das margens da Ribeira de Poiares e ajudar à preservação da floresta autóctone existente junto à mesma. Procedemos à limpeza de resíduos e à erradicação de plantas invasoras (acácias e eucaliptos) em prol do desenvolvimento das espécies autóctones (Carvalho) e de todo o ecossistema associado.
Deixo aqui algumas fotos que tirei no local, chamado Arrifana que foi onde durante todo o dia decorreu a acção, espero que gostem e que possam visitar pois é um sítio lindo e tranquilo.



Para quem não conhece as Acácias (foto em cima) Acacia mearnsi De Willd pertencem à família fabaceae de origem Australiana. É uma àrvore que muito rápidamente atinge os 20 m de altura, impedindo deste modo que outro tipo de vehetação se desenvolva.


Os eucaliptos (ver foto em cima) são árvores que pertencem ao género Eucalyptus globulus. Estas espécies podem se multiplicar descontroladamente, tornando-se assim uma praga. Por não terem uma boa relação com a floresta nativa, podem competir desigualmente pelo espaço, chegando até a matar as espécies nativas, como é o caso do carvalho. A sua origem é também Australiana como as acácias. Na Austrália formam florestas gigantes, onde habitam os famosos "Coalas" que se alimentam exclusivamente de eucaliptos. Estas duas espécies por não serem originárias do nosso país são por isso designadas de exóticas.



Esta foi a espécie que viemos ajudar o Carvalho (quercus faginea) Também chamado de Carvalho Português e de Carvalho Cerquinho, cujo nome científico é quercus rotundifolia é uma àrvore de folhas persistentes que pode atingir os 15 a 20 metros de altura. O seu tronco tem uma casca acinzentada ou parda e as folhas possuem uma cor verde escura, brilhantes nas faces superiores e mais esbranquiçadas nas faces inferiores. O fruto do Carvalho chama-se "bolotas" que serve de alimento para os denominados porcos de montanheira (ex: porco preto). É utilizada para produzir carvão, madeira e lenha, pois a sua madeira possui um elevado poder calorífico.

 Tirei esta foto para dar uma ideia de como estavam as coisas quando chegámos. Aqui mal se pode ver o carvalho que muito difícilmente tenta crescer entre os eucaliptos.

Depois de limpar e cortar todos os eucaliptos à sua volta eis aqui o excelente exemplar de carvalho. Nem parece a mesma foto de cima, pois não? Mas é no mesmo sítio.










 Uma das minhas paixões, Flores do Campo.

Este é um dos muitos cãezinhos que a LPN acolhe na sua propriedade aqui na Arrifana, chamada Quinta da Moenda. Ainda sem nome mas já muito bem tratada e esterilizada, andou sempre todo o dia a fazer-nos companhia, um doce de cadelinha muito macia e lavadinha. 

Estas duas fotos mostram bem o resultado da nossa intervenção, com todo o terreno limpo de eucaliptos e acácias. Já nos podiamos ver uns aos outros e o espaço ficou mais arejado e fácil de andar, além do que ao nível da prevenção dos fogos este tipo de intervenção é sempre muito útil porque as acácias e os eucaliptos ardem muito mais rápidamente que os carvalhos e que a outra vegetação mediterrânica, sendo por isso uma mais valia a sua remoção nas florestas.
Estas fotos foram tiradas já no final do dia, quando passámos por Vila Nova de Poiares, no regresso a casa. É um sítio tranquilo e magnífico, escondido no meio da paisagem. Adorei este dia passado aqui!!!

Muita Luz!

4 comentários:

  1. Oi amiga, são de atitudes como essa que o planete precisa. Parabéns!!!!!!!!!
    Lindo lugar, lindas fotos, tudo lindo!!!!
    Quem sabe em um futuro próximo, eu vá ver isso tudo pessoalmente.
    Você sabia que o "carvalho" é uma árvore sagrada? Desde já agradeço a preservação dele.
    Amo cachorro, amo flores do campo.
    Beijos encantados pra você e pra toda a turma que está com você nesse projeto.
    Lua.

    ResponderEliminar
  2. Oi Lua, então gostamos das mesmas coisas :) Quando vier a Portugal, pode contar com a minha pessoa para o que precisar. Eu também amo o carvalho sei que é uma árvore sagrada e é linda Lua. Quanto à turma que anda comigo nessas coisas pertence à LPN que é uma ONG portuguesa de ambiente. É a minha 2ª família e faz coisas interessantíssimas como proteger o Lince Ibérico. Se quiser saber mais visite a página na web www.lpn.pt escolha a versão flash e vai ver que vai adorar. O planeta precisa mesmo de muitas organizações como esta.
    Beijinhos dourados.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  3. Olá querida amiga.
    Passei pra te desejar um bom dia, hoje por aqui, se comemora o dia de Santa Sara de Kali, Padroeira dos ciganos, então eu desejo, que ela te abençõe e te ilumine sempre.
    Beijos encantados.
    Lua.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Lua, aqui também é dia de Santa Sara. Que ela te proteja e te abençoe também.
    Beijinhos coloridos.
    Ana Maria

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...