sexta-feira, 23 de março de 2012

TARTARUGAS DE ORELHA VERMELHA - AS MINHAS MENINAS

Estas são as minhas meninas. a maior é a Madalena, a mais pequena é a Margarida, tem respectivamente 15 e 14 anos. Pertencem à espécie trachemys scripta elegans e são originárias dos EUA.
Esta é a Margarida, uma danadinha muito mexida e activa, mas preguiçosa para comer.

Esta é a Madalena, mais calma e reservada e muito comilona.

São as duas muito meiguinhas, adoram festas e grandes banhos com esfregas na carapaça muito demoradas. Adoram quando passo óleo de amêndoas doces nas suas carapaças depois do banho e eu adoro fazê-lo porque ficam lindas!
Atenção, só ponho óleo de amêndoas doces nas suas carapaças de inverno, para ajudar a hidratar, no verão nem pensar senão elas fritavam ao sol!
As minhas meninas adoram andar por casa no verão, no inverno elas têm um terrário enorme com um termóstato que mantém a água quentinha. Eu não as deixo ibernar, pois não estão na natureza nas suas condições normais, ficam mais letárgicas e comem menos, mas não ibernam. Não lhes dou carne, dou-lhes comida própria para tartarugas em sticks, (nada de camarões secos porque isso não alimenta) e vou alternando com pedaçinhos de salmão fresco que elas amam.
Elas pesam 2 kg e 2,200 kg estão de boa saúde, tive muitos problemas com fungos que elas tinham nas carapaças, mas começei a adicionar sal grosso à água do terrário no inverno (cerca de 1 colher de café por cada 5 litros de água) e começaram a melhorar, depois como no verão apanham bastante sol os fungos desapareceram por completo, sem ser necessário nenhum tratamento, só foi preciso muita paciência e vigilância.
Em Portugal a venda desta espécie está proibida actualmente, pois na década de 90 eram bastante comercializadas e como alguns donos destas tartarugas resolveram largá-las por aí, o resultado foi um desequilíbrio no habitat de outros quelônios, que ficaram ameaçados e em vias de extinção. Isto porque as tartarugas de orelhas vermelhas possuem uma capacidade de adaptação extraordinária e reproduzem-se em grandes quantidades.
As M&Ms como lhes chamamos, Madalena e Margarida vão estar sempre conosco, fazem parte da família. Há dois anos a minha filha mais nova trouxe uma outra tartaruguinha para casa, não tinha onde ficar, era muito bebé chama-se shanti, depois coloco aqui fotos dela, é um docinho de menina.
Espero que tenham gostado das minhas M&Ms.

MUITA LUZ!

11 comentários:

  1. Amiga as meninas são lindas e aquáticas.
    Amei conhecer, as minhas são da terra totalmente diferente, rsrsrs
    A Shanti é da água também ou é parente das minha filhotas da terra, rsrs

    Espero que tenha um final de semana abençoada.
    Beijos de brisas marinhas em todos por ai, principalmente na Madalena e na Margarida (nome da minha amada vozinha)
    Lua.

    ResponderEliminar
  2. Olá!Bom dia!
    Nunca me imaginei, ter "tartarugas" como estimação, mas deve ser bem "legal"!
    Diferentes!
    Obrigado por navegar em meu blog, para ler postagens anteriores!
    Sim! Esta que tu leu, Sol e Lua, foi
    premiada, num concurso...
    Só quero lembrar, rsrs,que o inicio de meu blog,foi muito "atrapalhado", só depois de 4 meses, que ele se "ajeitou", rsrs
    Bom final de semana!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felisberto eu adoro explorar os blogues amigos, tem sempre algo que nos cativa, não é mesmo? Ainda bem que tudo está a correr bem com o seu blog, pois eu adoro visitá-lo.
      beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  3. Olá Anna Maria suas duas meninas bonitos
    parabéns pelo seu blog colorido
    bom fim de semana,

    Tiziano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita Tiziano, seja muito bem vindo aqui no meu cantinho.
      Desejo-lhe um auspicioso fim de semana.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  4. Olha só,a tartaruguinha é sem vergonha...gosta de cafunézinho no pescoço!!São lindas.Sabe eu acho que é um bichinho que não te atrapalha em nada na casa da gente,não dá trabalho nenhum,e ainda nos brinda com sua prasença calma.beijo..Li.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lili, seja muito bem vinda aqui neste meu cantinho, sinta-se em casa.
      Pois é as minhas meninas são mesmo meiguinhas e adoram andar por aqui à solta e festas.
      Um bom Domingo.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  5. Amada amiga,

    não creio que tens tartarugas!!!
    Deixaram aqui em casa a alguns anos quatro.
    Cuidei o máximo que pude, mas por sorte consegui doá-las.
    Adorava-as, mas não tinha como cuidar delas devidamente. Sem tempo e sem condições financeiras.
    Uma até que daria, mas 4?! rs
    Bom, agora estão todas em boa compania.
    Mas, as suas são e estão lindas!!!
    Faltou foto sua!!! Da mamãe!!! rs

    Bem, finalmente vou lhe dizer o que é mirin... rs
    Fiz uma postagem sobre isso só para você rs

    http://nososcachorros.blogspot.jp/2012/03/o-que-e-mirin.html

    Se não achar, tenta fazer sem mesmo rs
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia amigooo, pois 4 tartarugas é dose, fez bem em arranjar um lar para elas. As minhas estão enormes, mas como têm um terrário só para elas na varanda, no problem eheheh.
      Vou lá agora ver a sua postagem de mirin, obrigada pelo seu trabalho em me responder.
      Uma boa semana.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  6. Bom dia, tudo bem?
    Entrei para conhecer seu cantinho. Gostei muito de tudo que vi. Parabéns o blog está lindo. Depois passa lá no meu cantinho também, será um prazer, ótima semana pra vc, bjs
    Claudiana
    http://encantosempontocruz-barbie.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Claudiana, seja muito bem vinda aqui no meu cantinho, vou com certeza visità-la de seguida.
      Boa semana também para si.
      Beijinhos de Luz!
      Ana NMaria

      Eliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...