quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

LOSAR LHAKAR

Este ano o Novo Ano Tibetano ou “Losar” coincide com a “Quarta-feira Branca” (Lhakar), o dia da semana em que vários Tibetanos decidiram canalizar a sua resistência para actividades simples que acentuem o seu carácter Tibetano e a sua unidade com outros Tibetanos.
 
Desta forma no dia 22 de Fevereiro de 2012 (início do ano 2139 do Dragão-Água) serão realizadas orações e vigílias em todo o mundo, com o intuito de relembrar todos os Tibetanos que perderam as suas vidas (já 23 Tibetanos se imolaram no Tibete) e comemorar a coragem do povo Tibetano no Tibete, que continua a resistir à opressão e ocupação por parte das autoridades Chinesas.

Para comemorar o Losar Lhakar se for possível tente:

* Acender velas ou lamparinas de manteiga como forma de dar as boas vindas ao Ano Novo Tibetano e honrar a coragem dos Tibetanos que continuam a resistir à ocupação Chinesa.

*Pendurar uma “khatag” (lenço tradicional Tibetano) na porta de casa para deixar entrar a mudança, a esperança e a renovação em 2139/ 2012.

* Exibir uma fotografia de S.S. o Dalai Lama uma vez que, no Tibete, os Tibetanos não estão autorizados a fazê-lo.

* Participar na acção de rua que decorrerá no Chiado (junto à saída de metro) em Lisboa pelas 18h00 de hoje.
Assinaremos bandeiras de oração Tibetanas que posteriormente serão enviadas para Dharamsala, onde serão colocadas no Templo Namgyal situado em frente à residência de S.Santidade Dalai Lama, juntamente com bandeiras assinadas em inúmeros pontos do nosso planeta. Participem caso possam, não demorará mais do que 5 minutos!

Continuaremos a contar com o vosso apoio em todas as iniciativas que realizaremos com o propósito de dar voz a quem viu a sua ser silenciada e contribuir para uma alteração da situação vivida pelos Tibetanos no Tibete.


A todos desejamos um muito feliz Losar Lhakar!

P' Grupo de Apoio ao Tibete.

Muita Luz!

2 comentários:

  1. Como as culturas são importantes em nossas vidas, como é bom desejar "Feliz Ano Novo" sempre amiga.

    Gostaria de estar por ai, em Lisboa fazendo parte desse movimento de paz, mais então estarei ai em pensamento e espirito.

    Felicidades nesse dia tão especial, repleto de paz, alegria, fartura e muita harmonia.
    Beijos de maçãs.
    Lua.

    p.s.: A Vila Isabel estava muito bonita, espero que tenha conseguido ver por ai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Lua, foi realmente um momento muito bom.
      Tenho pena mas não tive oportunidade de ver nenhuma das escolas, mas vou no seu blog dar uma olhada.
      Beijinhos de estrelas.
      Ana Maria

      Eliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...