O Budismo Tibetano atribui um valor muito importante à criação do "Calor Interno", ao qual chamam Tumo. Nas provas de iniciação avaliava-se o progresso do aluno contando o número de panos húmidos que ele conseguia secar com o corpo nu durante uma noite gelada de inverno no meio da neve. Alexandra David-Neel (1868-1969), orientalista francesa que viajou muito pelo Tibete, foi uma das testemunhas presenciais desta prova, a qual descreveu deste modo:
“Os panos são mergulhados em água gelada, congelam e ficam duros por causa do frio. Os alunos enrolam-se nestes panos e têm de os derreter e secar com o corpo. Logo que isto acontece, o pano é novamente mergulhado na água e começa tudo de novo até ao nascer do dia.”
Os Monges Budistas e os Iogues Indianos conseguem aumentar a temperatura do corpo através da concentração. Diz-se que o poeta e asceta budista Milarepa (1038-1123), possuía dons invulgares que adquiriu durante a sua longa e extraordinariamente rigorosa formação budista. O Mestre de Milarepa insistia muito na prática do “Calor Interior” Tumo. Milarepa passou muitos anos a meditar nas cavernas geladas dos Himalaias, envergando apenas uma túnica de algodão fino.
As práticas para criação do “Calor Interno” implicam a acção de uma consciência muito desperta, da qual resultam vivências de forças mágicas, visões e êxtases. Para o Budismo Tibetano estes e outros dons fora do comum possuem um significado central, pois um dos seus principais fundadores Padmasambhava (séc VIII d.c.) era considerado um grande mestre da magia. Diz-se que, com os seus poderes Padmasambhava dominou os poderosos demónios nativos e abriu caminho aos ensinamentos de Buda no Tibete.
MUITA LUZ!
Fontes: Texto extraído de "Enigmas do Oriente"
Foto retirada de: http://www.dharma-media.org/ratnashripj/
Vivendo e aprendendo! Parabéns! Excelente postagem! Muitgo obrigada prlo carinho! Feliz Carnaval! Sambando ou descansando! Abração cheio de confete e serpentina! Bjão no coração!Ah! Teu blog possui aquelas letrinhas chatas da verificação de palavras p/poder postar um comentário! Porque você não tira?...
ResponderEliminarElaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
http://twitter.com/@elaineaverbuch
Olá Elaine, vou tentar retirar a verificação de palavras, digo tentar ok? é que vou ter de perder um tempinho para isso, é que eu não sei de cor rsrs.
EliminarBom carnaval.
beijinhos de luz.
Ana Maria
Não conhecia isso.
ResponderEliminarEu amo o frio, mas congelei só de pensar....
Isso é verdade amiga?! Acontece mesmo?!
Beijos
Olá amigo, na verdade acontece mesmo, mas só com muitaaaa prática.
Eliminarbeijinhos de Luz!
Ana Maria
Nossa, então o budismo tibetano é bem mais rígido não?!
EliminarComo esta o tempo ai em Portugal?
Beijos
Não meu amigo, o Budismo Tibetano não é rigído mas sim veja as coisas pelo lado prático, praticando e exercitando o calor interno, ficam assim mais aptos a controlar a sua temperatura corporal, os Himalais são uma região de clima muito adverso e frio, e por lá os habitantes fazem uso da pele de iaque para se proteger do frio e do calor interno para se manterem quentes, faz sentido? Nos mosteiros o frio é de gelar e deste modo ao mesmo tempo que exercitam a mente manteêm-se quentes. Só que esta prática como deves de calcular não está acessível a todos, requer muita meditação e controlo, coisa que só os mais aplicados podem conseguir.
EliminarBeijinhos de Luz.
Ana Maria