domingo, 19 de fevereiro de 2012

CALOR INTERNO


O Budismo Tibetano atribui um valor muito importante à criação do "Calor Interno", ao qual chamam Tumo. Nas provas de iniciação avaliava-se o progresso do aluno contando o número de panos húmidos que ele conseguia secar com o corpo nu durante uma noite gelada de inverno no meio da neve. Alexandra David-Neel (1868-1969), orientalista francesa que viajou muito pelo Tibete, foi uma das testemunhas presenciais desta prova, a qual descreveu deste modo:
“Os panos são mergulhados em água gelada, congelam e ficam duros por causa do frio. Os alunos enrolam-se nestes panos e têm de os derreter e secar com o corpo. Logo que isto acontece, o pano é novamente mergulhado na água e começa tudo de novo até ao nascer do dia.”
Os Monges Budistas e os Iogues Indianos conseguem aumentar a temperatura do corpo através da concentração. Diz-se que o poeta e asceta budista Milarepa (1038-1123), possuía dons invulgares que adquiriu durante a sua longa e extraordinariamente rigorosa formação budista. O Mestre de Milarepa insistia muito na prática do “Calor Interior” Tumo. Milarepa passou muitos anos a meditar nas cavernas geladas dos Himalaias, envergando apenas uma túnica de algodão fino.
As práticas para criação do “Calor Interno” implicam a acção de uma consciência muito desperta, da qual resultam vivências de forças mágicas, visões e êxtases. Para o Budismo Tibetano estes e outros dons fora do comum possuem um significado central, pois um dos seus principais fundadores Padmasambhava (séc VIII d.c.) era considerado um grande mestre da magia. Diz-se que, com os seus poderes Padmasambhava dominou os poderosos demónios nativos e abriu caminho aos ensinamentos de Buda no Tibete.

MUITA LUZ!

Fontes: Texto extraído de "Enigmas do Oriente"


6 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo! Parabéns! Excelente postagem! Muitgo obrigada prlo carinho! Feliz Carnaval! Sambando ou descansando! Abração cheio de confete e serpentina! Bjão no coração!Ah! Teu blog possui aquelas letrinhas chatas da verificação de palavras p/poder postar um comentário! Porque você não tira?...
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
    http://twitter.com/@elaineaverbuch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elaine, vou tentar retirar a verificação de palavras, digo tentar ok? é que vou ter de perder um tempinho para isso, é que eu não sei de cor rsrs.
      Bom carnaval.
      beijinhos de luz.
      Ana Maria

      Eliminar
  2. Não conhecia isso.
    Eu amo o frio, mas congelei só de pensar....
    Isso é verdade amiga?! Acontece mesmo?!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo, na verdade acontece mesmo, mas só com muitaaaa prática.
      beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
    2. Nossa, então o budismo tibetano é bem mais rígido não?!
      Como esta o tempo ai em Portugal?
      Beijos

      Eliminar
    3. Não meu amigo, o Budismo Tibetano não é rigído mas sim veja as coisas pelo lado prático, praticando e exercitando o calor interno, ficam assim mais aptos a controlar a sua temperatura corporal, os Himalais são uma região de clima muito adverso e frio, e por lá os habitantes fazem uso da pele de iaque para se proteger do frio e do calor interno para se manterem quentes, faz sentido? Nos mosteiros o frio é de gelar e deste modo ao mesmo tempo que exercitam a mente manteêm-se quentes. Só que esta prática como deves de calcular não está acessível a todos, requer muita meditação e controlo, coisa que só os mais aplicados podem conseguir.
      Beijinhos de Luz.
      Ana Maria

      Eliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...