segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

RECICLAR, O QUE DEVEMOS SABER.


CORES DOS ECOPONTOS EM PORTUGAL E NA EUROPA:
AZUL: Papel
VERDE: Vidro
AMARELO: Plásticos.

CORES DOS ECOPONTOS NO BRASIL:
- AZUL: Papel.
- VERDE: Vidro.
- VERMELHO: Plásticos.
- AMARELO: Metal.
- PRETO: Madeira.
- LARANJA: Resíduos Perigosos.
- BRANCO: Resíduos de Ambulatório e de Serviços de Saúde.
- ROXO: Resíduos Radioactivos.
- CASTANHO: Resíduos Orgânicos.
- CINZENTO: Resíduos que não são recicláveis, misturados ou contaminados, não sendo possível a sua separação.

A SABER:
O Que se deve colocar no Ecoponto AZUL:

- Caixas de cartão (se forem grandes desmonte-as antes), jornais, revistas, folhas impressas ou escritas à mão, cadernos usados, embalagens de cartão, embalagens de papel, papéis de embrulho, sacos de papel , envelopes(não é preciso retirar a janela), sacos de ração dos animais, caixas de bolachas ou cereais, caixas dos ovos, listas telefónicas e caixas de pizza limpas. Os livros escolares dos seus filhos, não deite no Ecoponto, simplesmente porque agora podem ser entregues nas escolas, no Banco de Livros, pois servem para outras crianças necessitadas cujos pais tem dificuldades em comprar, contribuindo assim para reciclar e ajudar quem precisa.

-Não Deve Colocar:
- Papel vegetal, papel prata, autocolantes, papéis sujos ou que contenham plástico, cadernos com lombadas de plástico ou pano, embalagens que tenham contido alcatrão, cimento ou produtos tóxicos, esferovite (isopor), fotografias, guardanapos de papel, papéis metalizados ou plastificados, papéis químicos e toalhetes.

O Que se deve colocar no Ecoponto VERDE:

- Boiões de vidro, copos de vidro, frascos, garrafas e vidros de todas as cores.

-Não Deve Colocar:
- Cerâmicas, cristais, espelhos, frascos de perfumes, lâmpadas, loiças, pirex, vidros de janelas, vidros de automóveis, vidros de farmácia (como as ampolas de medicamentos) ou hospitais e vidros planos.

O Que se deve colocar no Ecoponto AMARELO:

- Aerossóis vazios, copos de iogurte, caixas de plástico, embalagens de sumos, leite, as embalagens de conservas, (como salsichas ou atum, etc), esferovite limpa, garrafas de plástico, frascos de plástico, garrafões de plástico, pacotes e latas de bebidas, sacos de plástico, embalagens de manteiga, margarina ou banha, embalagens de plástico que tenham contido gorduras (a gordura no metal não inviabiliza a reciclagem) , ou pacotes de batatas fritas e tabuleiros de alumínio.

-Não Deve Colocar:
- Copos de plástico, electrodomésticos, embalagens de produtos tóxicos e perigosos, ferramentas, pilhas e baterias, tachos, panelas, tampas de sanitários, alguidares ou baldes de plástico e Cds ou DVDs usados.

Atenção que no BRASIL a diferença reside em que os Metais colocam-se no Ecoponto AMARELO e os Plásticos no Ecoponto VERMELHO.

PERGUNTAS E DÚVIDAS SOBRE COMO RECICLAR:

- Devo de lavar as embalagens antes de as colocar nos ecopontos?
Não é necessário, basta escorrê-las bem. Se as lavasse estaria a desperdiçar um bem precioso, a água.

- Onde reciclo o óleo da cozinha usado?
Nos OLEÕES, Recipientes instalados na via pública, no caso de no seu município ainda não haver, entregue as garrafas de óleo usado nos restaurantes aderentes. Se pior ainda, não existir mesmo nada no seu sítio, coloque a garrafa de óleo bem fechada no lixo indiferenciado.

- Onde posso colocar as lâmpadas? 
As lâmpadas incandescentes (são as lâmpadas existentes geralmente nas residências, são as lâmpadas mais antigas e de baixo custo. Possuem vários modelos, como a bolinha, a vela, a clássica transparente, a clássica branca e anti-insectos amarelas), estas podem ir para o lixo comum, as outras lâmpadas como as fluorescentes, e as modernas de baixo consumo energético, deve de colocar  no ELECTRÃO, existentes nos centros comerciais ou áreas de serviço. Caso não exista na sua área, entregue as mesmas onde comprar as novas. Não se esqueça que as lâmpadas contêm mercúrio, por isso poluem e contaminam o ambiente.

- E os Cds, DVDs, disquetes ou cassetes?
No lixo comum.

- As pilhas, onde coloco?
No PILHÃO existente nos ecopontos. Caso não tenha perto de si, entregue nos supermercados ou hipermercados, eles aceitam.

- Posso reciclar as rolhas de cortiça?
Sim, em Portugal  a QUERCUS, desenvolveu o Projecto GREEN CORK e criou o ROLHÃO, recipiente existente nos hipermercados e supermercados ou no Agrupamento de escuteiros da sua zona.

- Onde colocar os equipamentos electrónicos e eléctricos, com menos de 55 cm, como sejam os pequenos electrodomésticos, computadores ou telemóveis usados ou avariados?
No ELECTRÃO, também disponível nas grandes superfícies e hipermercados.

- Como reciclar os pneus do meu carro, motorizada ou bicicletas?
Em Portugal, existe uma empresa a A Renascimento, que possui três centros de recolha de pneus usados, No Porto, em Lisboa e no Algarve. Pode entrega-los directamente nestes centros ou em locais detentores de recolha da A Renascimento. Para mais informações consulte aqui: http://www.renascimento.pt/pt/?id=2253


Espero que este texto ajude a esclarecer algumas das dúvidas que geralmente as pessoas têm quando vão reciclar, vejo muitas pessoas sem saber qual o ecoponto correcto para colocarem os resíduos que separaram em suas casas. Também confesso que a maior parte das vezes não existe informação ou então a que existe não é correcta, ou está desactualizada.

Boas Práticas Ambientais, passam também pela reciclagem do nosso lixo e por uma maior consciencialização da pegada ecológica que nós deixamos no nosso dia-a-dia. 

É nesse sentido que devemos “atender às necessidades do presente, sem comprometer as necessidades das gerações futuras”.

Deixo aqui um link de Educação Ambiental, para crianças, muito divertido, com jogos e muita interacção.
http://www.escolovar.org/ambiente_jogos.htm

Lembre-se da Regra dos 3 Rs:
REUTILIZE, RECICLE E REDUZA!

MUITA LUZ!

6 comentários:

  1. Que interessante! Um artigo com informação muito útil. Obrigada. Beijinhos, mana
    Lita

    ResponderEliminar
  2. Interessantes informações e dicas tão necessárias! A natureza agradece!! bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
  3. Excelente post, muito esclarecedor..
    Beijos.
    Élys

    ResponderEliminar
  4. Essa postagem é super util pois como vc disse há muitas pessoas que não sabem onde colocar os reciclados. Eu mesma gostei de ver alguns itens por aqui que não sabia. Bjs e boa semana pra vc,

    ResponderEliminar
  5. Que interessante Ana Maria.
    Tem pessoas que não sabem e você explicou de maneira simples.
    Adorei!
    Um abraço e parabéns pela postagem.

    ResponderEliminar
  6. Oi Ana,

    Reciclar é preciso, um post muito útil...

    Abçs

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...