terça-feira, 29 de novembro de 2011

RESERVA NATURAL DE TAMBOPATA

A Reserva Natural de Tambopata é o local  com maior biodiversidade no nosso planeta, fica situada na bacia da floresta amazónica do Peru e possui 275 mil hectares. Uma característica interessante é que é possível caminhar mais de um kilómetro pelo meio das árvores da Reserva sem encontrar duas espécies iguais. Existem na Reserva mais de 700 espécies de aves, 1200 borboletas, 90 mamíferos e 120 répteis. Mas esta Reserva só existe hoje devido à teimosia e coragem de um homem, Victor Zambrano.

Victor hoje com 65 anos, nasceu na cidade de Puerto Maldonado, nos arredores de Tambopata e passou toda a sua infância numa quinta que os seus pais possuiam junto da Reserva. Desde pequeno que aprendeu a respeitar as árvores, as plantas e os animais. Apesar de se ter ausentado na sua adolescência para Lima Capital do Peru para estudar e mais tarde se ter alistado na marinha, o que o levou a ficar muito tempo afastado da selva, quis o destino que em 1987 voltasse a Tambopata. Mas ao regressar Victor Zambrano deparou-se com o facto de a quinta que pertencia à sua família ser agora propriedade de uma cooperativa agrícola de colonos, e segundo as suas palavras. “Encontrei um local sombrio, em vez da floresta da minha infância. Descobri terra queimada e algumas árvores e animais  a lutarem pela sobrevivência.” Foi nessa altura que Victor decidiu lutar para reaver as suas terras que tinham sido tomadas ilegalmente com o objectivo de as devolver à selva. Mudou-se para Puerto Maldonado onde vivia numa cabana de madeira, enquanto travava uma batalha legal que durou quatro anos, onde teve de confrontar os colonos que continuavam a destruir a floresta. Victor recebia ameaças de morte, mas continuava a sua luta e plantava mais árvores. Um certo dia os agricultores tentaram despejá-lo à força, mas Victor enfrentou-os apesar de eles serem muitos colocando uma faca no seu próprio peito e ferindo-se para lhes demonstrar que se o queriam tirar das suas terras, teriam de o matar primeiro. Quando os colonos o viram a sangrar, foram-se embora. Os seus vizinhos passaram a respeitá-lo pois ele era alguém que estava disposto a morrer pela sua selva. Quando finalmente conseguiu recuperar as suas terras tinha pela frente uma enorme tarefa, a reflorestação de toda aquela área. “Com uma pequena ajuda, a natureza consegue curar-se. A terra árida que encontrei onde o gado pastava, é agora selva outra vez” diz Victor orgulhoso. Hoje a Reserva possui mais de 19 mil árvores plantadas por Victor e 120 espécies de plantas, voltaram os veados, os jaguares e as gibóias entre outros comenta, lembrando-se que a primeira árvore que plantou foi um castanheiro que agora mede 20 metros. A sua quinta de 36 hectares foi declarada como área privada protegida. Como recompensa Victor Zambrano ganhou de volta a sua casa, a sua selva e o seu paraíso de infância.


Bungalow ecológico dentro da Reserva Natural de Tambopata.


Reportagem de Sengo Pérez, Metro World News no Peru.

Foto de Victor Zambrano retirada do site:
Foto de Bungalow retirada do site oficial da Reserva em:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

AMAR

“E se você Quiser Amar, Ame como a Lua Ama, Ela não Rouba a Noite Ela só Revela a Beleza Da Escuridão.” Isra Al-Thibeh AnaMaria ॐ Muita Luz!...