O Alfabeto Ogham teve a sua origem no Deus Mitológico Ogma, que pertencia à tribo dos Tuatha de Damann.
Ogma era um guerreiro exímio e possuía dons artísticos inigualáveis, ficando a ser conhecido como "Aquele que possuí o conhecimento do Carvalho". A palavra Ogham deriva de Oga-ama que significa propriedade e mãe, ou seja " Propriedade da Sacerdotisa". Ogma terá sido deste modo o filho mais querido da Deusa e o escolhido para receber o "conhecimento" através do Alfabeto Ogham, para que o conhecimento da época ficasse registado de tal modo que não fosse do domínio público. Este Alfabeto está intimamente ligado aos Celtas e à Cultura Celta, sendo utilizado quase sempre por Druidas e Bardos.
É considerada a forma mais antiga de escrita da Escócia e da Irlanda. Pode ainda ser encontrada nos nossos dias em pedras altas e estreitas, em formas de adorno em peças feitas de ossos ou bronze e em paredes de cavernas.
Existe muita polémica em torno deste Alfabeto, uns acham a sua forma de escrita "estranha" outros argumentam que não existem evidências históricas suficientes sobre o mesmo, uma coisa posso vos dizer, é que o Povo Celta era um povo de guerreiros, agricultores, metalúrgicos e um Povo muito ligado às artes, à poesia, à música e às artes divinatórias. Mas acima de tudo nutriam um profundo respeito pela Natureza, sob a forma de Mãe celebrando rituais e festas em sua honra e em honra da própria vida.
Gosto especialmente do Espírito Celta de agradecer e honrar as pequenas dádivas com que a natureza nos brinda, gosto de ouvir a voz das árvores e o riso do vento. Da sabedoria deste Povo tão especial que falava com os elementais e respeitava todas as formas de vida.
Num outro post publicarei aqui o significado do Alfabeto Ogham constituído por um grupo de vinte caracteres e que era geralmente utilizado para artes divinatórias na Cultura Celta. Bem como das vinte árvores sagradas que dão o nome às letras do Alfabeto Ogham.
Muita Luz!
Amiga linda, adorei saber mais sobre o Alfabeto Ogham.
ResponderEliminarTe desejo um final de semana de paz e alegrias.
Beijos de luar.
Lua.
Ana, minha amiga,
ResponderEliminarbem interessante.
Pouco sei sobre este povo, mas sempre no que leio, vejo o quanto eles respeitavam e viviam em harmonia com a natureza...
Coisa que a humanidade hoje pouco ou nada faz...
Beijos
Amiga Lua, desejo-lhe também um óptimo fim-de-semana.
ResponderEliminarBeijinhos de íris.
Ana Maria
Olá Nós os cachorros, pode ser que a consciência das pessoas comece a mudar.
ResponderEliminarBeijinhos de Luz.
Ana Maria
Muito interessante !!! Adorei conhecer um pouquinho sobre estes povos... Parabéns pelo post!
ResponderEliminarBeijocas!!!
LIli Obrigada pela sua visita.
ResponderEliminarBeijinhos de Luz.
Ana Maria