quarta-feira, 16 de novembro de 2011

OGHAM



O Alfabeto Ogham teve a sua origem no Deus Mitológico Ogma, que pertencia à tribo dos Tuatha de Damann.
Ogma era um guerreiro exímio e possuía dons artísticos inigualáveis, ficando a ser conhecido como "Aquele que possuí o conhecimento do Carvalho". A palavra Ogham deriva de Oga-ama que significa propriedade e mãe, ou seja " Propriedade da Sacerdotisa". Ogma terá sido deste modo o filho mais querido da Deusa e o escolhido para receber o "conhecimento" através do Alfabeto Ogham, para que o conhecimento da época ficasse registado de tal modo que não fosse do domínio público. Este Alfabeto está intimamente ligado aos Celtas e à Cultura Celta, sendo utilizado quase sempre por Druidas e Bardos.
É considerada a forma mais antiga de escrita da Escócia e da Irlanda. Pode ainda ser encontrada nos nossos dias em pedras altas e estreitas, em formas de adorno em peças feitas de ossos ou bronze e em paredes de cavernas.
Existe muita polémica em torno deste Alfabeto, uns acham a sua forma de escrita "estranha" outros argumentam que não existem evidências históricas suficientes sobre o mesmo, uma coisa posso vos dizer, é que o Povo Celta era um povo de guerreiros, agricultores, metalúrgicos e um Povo muito ligado às artes, à poesia, à música e às artes divinatórias. Mas acima de tudo nutriam um profundo respeito pela Natureza, sob a forma de Mãe celebrando rituais e festas em sua honra e em honra da própria vida.
Gosto especialmente do Espírito Celta de agradecer e honrar as pequenas dádivas com que a natureza nos brinda, gosto de ouvir a voz das árvores e o riso do vento. Da sabedoria deste Povo tão especial que falava com os elementais e respeitava todas as formas de vida.
Num outro post publicarei aqui o significado do Alfabeto Ogham constituído por um grupo de vinte caracteres e que era geralmente utilizado para artes divinatórias na Cultura Celta. Bem como das vinte árvores sagradas que dão o nome às letras do Alfabeto Ogham.

Muita Luz!

6 comentários:

  1. Amiga linda, adorei saber mais sobre o Alfabeto Ogham.
    Te desejo um final de semana de paz e alegrias.
    Beijos de luar.
    Lua.

    ResponderEliminar
  2. Ana, minha amiga,

    bem interessante.
    Pouco sei sobre este povo, mas sempre no que leio, vejo o quanto eles respeitavam e viviam em harmonia com a natureza...
    Coisa que a humanidade hoje pouco ou nada faz...
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Amiga Lua, desejo-lhe também um óptimo fim-de-semana.
    Beijinhos de íris.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  4. Olá Nós os cachorros, pode ser que a consciência das pessoas comece a mudar.
    Beijinhos de Luz.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante !!! Adorei conhecer um pouquinho sobre estes povos... Parabéns pelo post!
    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  6. LIli Obrigada pela sua visita.
    Beijinhos de Luz.
    Ana Maria

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...