domingo, 12 de junho de 2011

MANDALAS TIBETANAS

Mandala é uma palavra Sânscrita que significa centro, círculo de cura, uma representação geométrica da dinâmica relação existente entre o homem e o cosmo. Em Tibetano Mandala escreve-se "Khyil-Khor" e significa “centro do Universo onde um ser totalmente iluminado habita”. Os círculos transmitem  o útero, a unidade e a totalidade. Representam ainda um mundo iluminado, só revelado quando as manchas da raiva, ignorância e apego são transformadas em sabedoria, força e compaixão. No Tibete acredita-se que as Mandalas possuem todo o conhecimento necessário para se atingir a iluminação nesta vida. Os monges Tibetanos ao criar as Mandalas representam o ciclo de vida e de morte, o processo para se criar uma Mandala é muito moroso e requer anos de preparação e treino de modo a adquirir destreza e ao mesmo tempo conhecimento. Durante a criação de uma Mandala a meditação é uma constante, ainda assim durante três dias consecutivos procede-se a uma prévia meditação antes de começar a Mandala. A sua criação é um ritual que pode demorar até cerca de um mês ou mais, com a presença a tempo inteiro de dois ou mais monges que lhe dedicam os seus dias. O desenho da Mandala é preenchido com areia colorida durante dias, sendo depois disso varrida ou destruída pelo vento, representando a impermanência da vida.

A areia utilizada para a criação da Mandala foi abençoada através de todo o processo de confecção da Mandala, sendo por isso no final guardada em potes que depois se transportam para espalhar nas terras ou nos rios. A Mandala pode ser direcionada para vários níveis, como o autoconhecimento e desenvolvimento espiritual, a prosperidade e a harmonia. Em casa uma mandala é excelente para transformar as energias negativas em positivas, ao mesmo tempo que ajuda a restabelecer a saúde exterior e interior.
Muita Luz!

5 comentários:

  1. Querida Ana Maria, parece que sempre combinamos, rsrsrs, postei uma matéria sobre mandalas, saudades de sua amiga Lua.
    Beijinhos de luz

    ResponderEliminar
  2. Só pra registrar amei essa mandalas.

    ResponderEliminar
  3. Pois é Lua, andamos sempre em sintonia :)
    Beijinhos coloridos.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  4. Oi amiga, passei para te desejar um bom dia, e te dizer que voltei a postar no meu blog de doces, estou fazendo algumas modificações, ve se gosta e se tiver sugestões eu aceito.
    Beijos doces.
    Lua

    ResponderEliminar
  5. Oi Lua, vou agora lá.
    Beijinhos de luar.
    Ana Maria

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...