sexta-feira, 3 de junho de 2011

HOJE É DIA DA ESPIGA!


Este é o meu Ramo da Espiga do ano passado.
O tradicional "paposeco" que junto ao ramo.

E é assim na minha cozinha que fica durante um ano, hoje retiro este e coloco o novo e todos cá em casa comemos um bocadinho do pão, (que não está estragado nem tem bolor por incrível que pareça) para que durante todo o ano não nos falte a comida. Cumpro e transmito assim este ritual aos meus filhos.
O Dia dia Espiga tem a sua origem em rituais gentios, realizados durante séculos, por todo o mediterrâneo, onde grandiosos festivais de cantares e danças, celebravam a Primavera e consagravam a Mãe Natureza.
Para os povos esta data, tal como todos os momentos de transição, era mágica e de sublime importância, pois era nesta altura que se exortava o eclodir da vida animal e vegetal após a imensa letargia dos meses frios, e renascia a esperança de novas colheitas.
O Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga, é então o dia em que as pessoas vão ao campo apanhar a espiga, a qual não é apenas um ramo viçoso composto por várias plantas, mas cuja composição, número e significado de cada uma, varia de região para região. É guardado durante um ano e pendurado geralmente na parede da cozinha, atrás da porta da cozinha ou na parede da sala, para trazer a abundância, a alegria, a sorte e a saúde, até ao ano seguinte juntamente com um pãozinho embrulhado em papel vegetal, que se comerá no ano a seguir.
Em muitas terras quando faz trovoada, deita-se à lareira um dos pés do ramo da espiga para afastar a tormenta, sendo por isso muitas vezes visto também como um poderoso e multifacetado amuleto. Não obstante as variações locais, de um modo geral, o ramo de espiga é composto por pés de trigo e de outros cereais, como centeio, cevada ou aveia, de oliveira, videira, papoilas, malmequeres ou outras flores campestres.

Além destas associações ao pão e ao azeite, a espiga surge também conotada com o leite, com as proibições do trabalho e ainda com o poder da Hora, ou seja, com o período de tempo que decorre entre o meio-dia e a uma hora da tarde, sendo mesmo em alguns sítios do país conhecido como Dia da Hora. Nessas localidades acredita-se que neste período do dia se manifestam os mais sagrados e encantatórios poderes da data, diz a voz do povo que nessa hora “as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e até as folhas se cruzam” . Nalgumas povoações era também do meio-dia à uma que se colhia a espiga.
Noutras regiões ainda, esta data é dedicada ao cerimonial do leite. Na aldeia da Esperança, no concelho de Arronches, este é aliás conhecido como o “Dia do Leite” e os produtores de queijo ordenham o seu gado e oferecem o leite a quem o quiser. Em Santa Eulália no concelho de Elvas, esse leite é dado aos pobres acreditando-se assim que a sarna não atingiria as cabras.
Nas zonas onde esta data é associada à abstenção laboral, cessam-se actividades como a cozedura do pão ou a realização de negócios. Na Lousada em Penafiel, não se cose nem se remenda e até há quem deixe comida feita na véspera para não ter de cozinhar neste dia.
No Sul do país actualmente, a maioria das tradições do Dia de Espiga limita-se à apanha do ramo da espiga, ao qual se adiciona também uma fatia de pão, para que durante todo o ano não falte este alimento em casa.

Desejo a todos um Feliz Dia da Espiga!
MUITA LUZ!

 

6 comentários:

  1. Ei, não sabia desse comemoração, achei maravilhosa. Essas flores do seu arranjo são naturais? Esse é um ritual de primavera? Porque por aqui estamos quase no inverno, será que dá pra fazer hoje, ou é melhor eu esperar a primavera chegar por aqui? Nossa hoje estou cheias de perguntas. rsrsrsrsrs.
    Beijos com rastro de fadas.
    E feliz dia da Espiga!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Nossa esqueci o que tinha vindo fazer.
    Te desejar um final de semana mágico.
    Beijos estrelares.

    ResponderEliminar
  3. Oi Lua, peço desculpa por não ter respondido ontem :(
    De qualquer forma penso que como este ritual é para celebrar a chegada de novas colheitas depois dos meses de frio, e como no Brasil estão no Inverno, celebraram o Solistício de Inverno em Dezembro,a melhor altura para o fazer será com a chegada da Primavera aí no Brasil, com Equinócio da Primavera em 23 de Setembro de 2011. No dia 27 de Setembro às 08:09h (3ª feira) começa a Lua Nova. Estive a ver e a primeira 5ª feira na Lua Nova é logo dia 29 de Setembro, a meu ver este dia seria ideal para celebrar o seu Dia da Espiga, isto porque segundo a tradição o dia da Espiga celebra-se na primeira 5ª feira da Lua Nova. Bom achei o dia para vc celebrar o Dia da espiga aí no Brasil, agora é só tomar nota no seu calendário e celebrar. Esqueci de dizer que todas as flores são naturais, apanhei no campo.
    Beijinhos Floridos.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  4. Agradecida pela dica, vou fazer, e na época você me autoriza a colocar esse seu post no meu blog?
    Desejo pra você e sua família, muita prosperidade e abundância.
    Agora por aqui já são 22:57hs, eu vou dormir, pois amanhã vai ser um dia longooooo, rsrsrsrs.
    Beijos com cheirinho de rosas.

    ResponderEliminar
  5. Olá Lua, claro que pode colocar o meu post no seu blog. Beijinhos coloridos.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  6. Agradecida, na época vou postar.
    Beijos solares.

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...