quarta-feira, 16 de março de 2011

VERBENA

Verbena officinalis é uma planta perene, de sabor amargo e nativa da Europa. O seu nome é uma derivação do nome Celta fer ( mandar embora) ou ainda faen (pedra). 
Na antiguidade era uma planta associada a Ísis (a Deusa das plantas medicinais) e a Vénus (a Deusa do amor). Era apelidada de "planta de Perséfone" (persefonion) em Roma e na província da Toscânia chamavam-lhe "planta de démeter" (demetria). Nas ilhas de Man era tão sagrada que só lhe davam o nome de "a Erva". 
Esta planta possui variadas e inúmeras propriedades, como adstringente, afrodisíaca, analgésico local,  anti-inflamatória,  anti-reumática, calmante, demulcente, depurativa, digestiva, diurética, espasmolítica, estimulante do apetite, estimulante do intestino, febrífuga, hepato-protetora, redutora da frequência cardíaca, sedante e sudorífera.
Pode ser utilizada para:
Tratar afecções do fígado, afecções nervosas, aftas, ansiedade, asma, bronquite, cálculos renais, celulite, digestão, dismenorréia, dispepsia, distúrbios hepatobiliares, enfisema, espasmos gastrointestinais, falta de apetite, febres, falta de leite nas lactantes, faringite, esplenite, gangrena, gastrite, insônia, má digestão, oligúria, problemas respiratórios, reumatismo, rins, úlcera, e taquicardias.
Pode também ser usada tópicamente: em feridas, queimaduras, furúnculos, sinusites, conjuntivites.
Pode ser utilizada em banhos, como protecção ou espalhá-la por toda a casa, já que também está associada à prosperidade.
Partes da planta utilizadas: Sumidades floridas, folhas e raízes.
Como Decocção: Ferver 50 g de verbena durante 10 minutos num 1 litro de água. Utilizar para inalações, compressas e lavagens oculares.
Como Decocção: Utilizar 100 g de folhas, sumidades floridas e raízes num 1 litro de água, durante meia hora. Filtrar o líquido e utilizá-lo para lavar as chagas e feridas.
Como Cataplasma Utilizar um punhado de folhas e sumidades floridas, cozendo-as em água com um pouco de vinagre. Quando o vinagre se tiver evaporado, colocar o preparado sobre um tecido e aplicar o cataplasma quente sobre a parte afectada e dorida.
Como Infusão: Utilizar 4 colheres de sopa de sumidades floridas num 1 litro de água quente. Abafar durante 5 minutos. Tomar ao longo do dia.
Note: que o uso desta planta é totalmente desaconselhado durante a gravidez.

Muita Luz!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

AMAR

“E se você Quiser Amar, Ame como a Lua Ama, Ela não Rouba a Noite Ela só Revela a Beleza Da Escuridão.” Isra Al-Thibeh AnaMaria ॐ Muita Luz!...