sexta-feira, 21 de junho de 2013

SOLSTÍCIO DE VERÃO - LITHA



Hoje dia 21 de Junho de 2013, aqui no Hemisfério Norte o solstício de Verão começou às 06:04 da manhã. É o Dia mais Longo do Ano, onde o Sol com todo o seu esplendor, espalha os seus raios sobre a Terra, com grande intensidade. É o Solstício de Verão LITHA. Comemora-se o assim Dia mais longo do Ano, o pico da luz Solar e as promessas de fertilização da Terra. A Deusa e o Deus, encontram-se no seu auge de Energia Vital, sendo o clima de plena Abundância e de Realização. O Deus Conífero é coroado como o Senhor da Luz, nesta época de fartura e de mudança.

A Deusa e o Deus, depois de se terem casado em Beltane, vivem agora a Êxtase da união, é o momento em que o Sol atinge o seu auge e as flores e toda a natureza se encontram repletos de cor e de nova vida. Nesta altura do ano, o Deus já está adulto e torna-se o pai dos grãos que irão nascer, a colheita estará próxima e fértil. Em toda a sua plenitude o Deus Conífero traz a promessa de total fertilização com o sucesso do seu enlace com a Deusa Mãe.

Mas ao mesmo tempo que este é o auge do Deus, também é o prenúncio do seu declínio, uma vez que nesta altura ele após ter cumprido a sua função de fertilizador, dá o seu último beijo à sua amada e caminha em direcção ao País de Verão, utilizando a Barca da Morte, para ir morrer em Samhain.

Algumas tradições Wiccas, celebram também a despedida do Reinado do Deus Carvalho, como Senhor do Ano Crescente e o início do Reinado do Deus Azevinho, como Senhor do Ano Decrescente, que irá durar até Yule. Este é o único Sabbbath, onde se fazem feitiços, pois acredita-se que o seu poder mágico é enorme.


Este é o momento ideal para se fazer pedidos, que serão com certeza realizados com a força da Mãe natureza.

RITUAIS PRATICADOS EM LITHA:

- No Norte de África e na Europa, colhe-se as ervas medicinais e mágicas, acredita-se que neste dia a plenitude da força do Deus Conífero, ficará impregnada nas ervas e assim elas terão mais poder de cura e magia.

- Banhos purificadores são feitos hoje em cachoeiras, rios e fontes.

 - Acredita-se que tudo aquilo que for pedido em LITHA, será realizado e todas as formas de magia, principalmente as de amor, serão mais fortes.

- Neste dia os amuletos do ano anterior são queimados e feitos novos amuletos e talismãs de protecção, bem como poções e filtros.

- É tradição saltar hoje a fogueira, para afastar e se livrar de toda a espécie de negatividade e maus flúidos, dando deste modo continuidade à grande fogueira de Beltane, onde por tradição esta fogueira era acesa com ramos de Carvalhos e Abetos, duas árvores sagradas para o povo celta.

- Cortam-se neste dia as Varinhas e Bastões.

Para ficar em Sintonia com este Sabbath:

- Incensos: Olíbano; Pinho; Rosa; Glícinia; Limão e Mirra.
- Velas: Azul e Verde.
- Pedras Preciosas: Todas as pedras de cor verde, em particular o Jade e a Esmeralda.
- Ervas Tradicionais: Erva-de-São-João; Glícinia; Verbena; Feto Masculino; Tomilho Selvagem; Camomila; Funcho; Cânhamo; Rosas; Cinco Folhas; Espera; Lavanda; Pinho; Artemísia e Sabugueiro.
- Utilize roupas bastante alegres e vivas, de preferência cores como o amarelo, o verde ou o azul.
- Os Alimentos tradicionais neste Sabbat são: Frutas e Vegetais Frescos de Verão, Pão de Centeio Integral, Hidromel e Cerveja.

Muitos Monumentos estão alinhados com o Sol, nesta altura do Ano Celta, sendo provavelmente o mais conhecido Stonehenge.

Para terminar, não se esqueça que a noite de hoje pertence às Fadas, aos Duendes, aos Elfos e a todos os restantes Elementais, uma vez que eles hoje celebram a vida em todo o seu esplendor e harmonia, correndo livres e soltos pelos bosques e clareiras na terra. Por isso não se esqueça de deixar uma pequenina oferenda no jardim ou no pátio da sua casa, para estes maravilhosos seres, com toda a certeza eles irão ficar agradados. 
Numa Taça Consagrada coloque:

- cerveja, ou pastéis e doces, ou leite, queijo. Pode também optar por colocar frutas como maçãs, ameixas, pêras ou pêssegos.
- Mel; ou ervas aromáticas como o gengibre, o louro, o tomilho, o alecrim ou a canela.
- Ou como alternativa, é sempre uma excelente idéia deixar-lhes uma pequena porção da refeição que comeu neste Sabbath.

Neste dia na antiga Cornualha, era costume não repreender nenhuma criança que derramasse leite, porque o leite derramado era considerado como sendo um presente para as Fadas. Daí se dizer: “Nunca chores sobre o leite derramado” o que seria considerado uma ofensa para as fadas. 

Desejo a todos um Auspicioso LITHA, 
cheio de Bençãos. 

MUITA LUZ!

Imagem retirada de pesquisa na net, desconheço o autor.

2 comentários:

  1. Feliz VERÃO por aí! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Amiga linda que todos os seus desejos sejam realizados. Que essa noite de Litha, seja abençoada pelos Deuses,que os Elementais te brindem e te traga muita alegria. Que a luz solar brilhe em sua vida e em sua casa.
    Beijinhos de gira sol.
    Lua

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...