quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

FILHOS, UM PRESENTE DE DEUS

Eu amo muito os meus filhos, mas tem sido um percurso atribulado (com a chegada do 1º bebé), e cheio de novas experiências e situações (com a chegada do 2º e o 1º bebé a pedir atenção), para as quais ningúem me preparou antes. Os bebés que chegam depois, para mim são sempre uns felizardos, pois já temos a experiência aprendida com as asneiras feitas aos filhos primogénitos, não é mesmo? Foram eles que me ensinaram a multiplicar o meu amor, não a dividi-lo e isso foi muito gratificante. Acima de tudo ao longo destes anos como mãe, tenho aprendido muito e sei hoje que não basta amar os nossos filhos, há que lhes dizer que os amamos. Isso é tão importante, como os ajudar a vestir, a comer ou a andar, é um exercício de orientação, de apoio e de compreensão invisível, mas que os vai apoiar como uma bengala nos momentos em que se sentirem mais inseguros e atrapalhados com situações novas nas suas vidas. Amar os nossos filhos e demonstrá-lo é criar os pilares e alicerces necessários para a criação de adultos mais tranquilos e confiantes, pelo menos é nisso que eu acredito.

Agora ele há coisas que nunca se devem de dizer aos filhos, sabia disso?
Nunca, mas nunca compare os seus filhos aos filhos dos outros, nem tão pouco compare um filho com o outro, pois apesar de serem irmãos são duas personalidades sempre muito distintas. Acredite que ao fazer comparações, está a destruir o sentido de orientação e de busca dos seus filhos, pois a única coisa que eles querem é achar o seu próprio caminho no mundo. Você também um dia procurou o seu, lembra-se?

Não transmita os seus sonhos e não os projecte nos seus filhos, eles têm de descobrir e com o tempo, aquilo que querem fazer, que mais gostam de fazer e que provavelmente irão fazer, seja como área de estudos, ou como carreira profissional. Não adianta você querer que os seus filhos sejam médicos ou engenheiros, se eles gostam de artes e de pintura, o que vai acontecer é que nunca vão ser uns adultos realizados com a carreira que escolheram (vão ser no mínimo péssimos médicos, daqueles que você reclama quando encontra numa consulta), pois vão estar frustrados por não terem seguido aquilo que queriam da vida. Lembre-se de que você é que tinha o sonho de ser médico ou engenheiro, não ele! Mas nem tudo está perdido, deixe-o seguir aquilo que ele quiser e você comece a estudar para ser aquilo que sonhou para si, nunca é tarde. Foi o que eu fiz.

Ensine aos seus filhos valores como a compaixão por todos os seres sencientes, o perdão e os benefícios de viver bem com o mundo que nos rodeia. Diga aos seus filhos que todos os seres são únicos no mundo, que têm direito à vida e que têm as mesmas aptidões que eles, nem mais, nem menos. Ensine o seu filho a valorizar a família e os amigos. Ensine-o a sorrir com o coração e a colocar toda a sua paixão nas mínimas coisas que faça. Ensine-o a levantar-se, mas acima de tudo mostre-lhe que cair faz parte da vida e que é com as quedas que damos que aprendemos a andar. Ensine os seus filhos a amarem-se a si mesmos, a mimarem-se e a serem responsáveis pelas suas próprias atitudes, pensamentos e acções. Ensine-os a serem amáveis com os outros e tolerantes. Dê-lhes liberdade de acreditarem nas suas escolhas, mesmo que estejam erradas. Ensine-os a respeitar os outros, pois dessa maneira serão respeitados.

Seja você mesma o exemplo que quer ver espelhado nos seus filhos e lembre-se de que:

Os Nossos Filhos Nunca Fazem o que lhes Mandamos,
Mas fazem Sempre Aquilo que Nós Fazemos!

AMO os meus Filhos.
MIA PÚRPURA.


MUITA LUZ!

4 comentários:

  1. Minha querida Ana Maria, que saudade de vc e do seu cantinho. Tenho andado muito ocupado no trabalho, mas isto não é desculpa.
    Eu amei o texto, como sempre vc consegue colocar palavras para pensarmos e isto é muito bom.
    Ana como escrevi para Lua, VC e Lua são minhas melhores amigas, pois somos amigas de Alma e isto na minha religião é Sagrado.
    Bjs amiga e saiba que a amo muito.

    Selma

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Ana Maria, que saudade de vc e do seu cantinho. Tenho andado muito ocupado no trabalho, mas isto não é desculpa.
    Eu amei o texto, como sempre vc consegue colocar palavras para pensarmos e isto é muito bom.
    Ana como escrevi para Lua, VC e Lua são minhas melhores amigas, pois somos amigas de Alma e isto na minha religião é Sagrado.
    Bjs amiga e saiba que a amo muito.

    Selma

    ResponderEliminar
  3. Tenho certeza que é uma mãe maravilhosamente amorosa amiga.
    E sei que seu exemplo e suas ações vão ser sempre seguida por eles, com muito orgulho e amor de ter uma mãe tão especial e amorosa como você.

    Estou comsaudades amada amiga,não suma da minha vida.
    Beijos com gostinho de chuva.

    ResponderEliminar
  4. Um texto perfeito, irretocável. Muito bom!...
    Beijos.

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...