domingo, 24 de abril de 2011

MUDRAS - Simples Gestos que Curam!

Os "Mudras" são gestos considerados sagrados por despertarem a autocura profunda. Quando movemos os braços e as mãos criamos um circuito de energia sutil eletromagnética. A mandala do nosso corpo contém o mesmo circuito de energia eletromagnética que o planeta. Portanto, o macrocosmo e o microcosmo são reflexos um do outro e, por isso, ao curarmos nosso corpo e mente, curamos também o planeta.
Os mudras usados nas praticas de meditação do budismo tibetano são gestos associados ao potencial das qualidades dos Buddhas. Eles são utilizados como um meio para criar uma ligação com a energia do Buddha sobre o qual se está a meditar, recitando mantras e fazendo visualizações. Na prática de Autocura Tântrica II, elaborada por Lama Gangchen Rimpoche, usamos conscientemente gestos para expressar energias e emoções positivas. Concentrando-nos nos cinco gestos básicos dos Cinco Buddhas Curadores para despertar, desenvolver e estabilizar a paz interior.
Quando nos referimos a um Buddha Curador, não nos estamos a referir a um ser específico, mas ao estado mental puro daquele que atingiu a Iluminação. Por exemplo, com o "Mudra" do Buddha Ratnasambhava geramos a energia da generosidade: sentados com as pernas cruzadas mantemos, sobre o joelho direito, a palma da mão direita voltada para cima e a mão esquerda sobre o colo. Com este gesto despertamos em nossa mente uma atitude de abertura e disponibilidade, o que nos leva a aprender a dar e a receber ao mesmo tempo.
Ao colocarmos as nossas mãos em "Mudras", estamos a utilizar as mãos como antenas que canalizam energias de cura. O nosso corpo é composto por cinco elementos; Terra, Água, Fogo, Ar e Espaço, por isso cada um dos nossos dedos também se encontra deste modo relacionado com cada um dos cinco elementos. 
Os gestos sagrados também possuem a função de Abençoar, os mestres tibetanos possuem um conhecimento muito profundo sobre a natureza sutil dos cinco elementos. Através de visualizações, de concentrações correctas dos mantras, mudras e sopro, estes Mestres conseguem purificar os cinco elementos e optimizá-los com energias positivas e com poder de cura.  

  (Possui algumas partes extraidas do site: STUM. Contém também trechos dos livros “Ngel So Autocura Tântrica II" do Lama Gangchen Rimpoche (Ed.Gaia) e de “Viagem ao Interior do Tibete”de Bel Cesar (Ed.Gaia).)
MUITA LUZ!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...