segunda-feira, 19 de outubro de 2015

BONSAI SAGERETIA


NOME COMUM - Sageretia
NOME CIENTÍFICO - Sageretia theezans

CARACTERIZAÇÃO - Com origem no Centro e Sul da Ásia, pertence á família das Rhamenáceas.

Arbusto de folha persistente, verde brilhante, muito apreciado pela sua brotação primaveril que se torna de tom rosa quando bem exposta ao sol.

A sua casca renova-se continuamente, e vai caindo em camadas, que deixam a base do tronco com diferentes tonalidades, o que lhe confere uma especial beleza.

LOCALIZAÇÃO : No interior, podendo passar os meses quentes no exterior. É muito resistente e pode ser cultivada também no exterior, desde que protegida de geadas. Se o tempo for muito frio, pode-se comportar como caduca.

REGA : Tem um elevado consumo de água, principalmente na brotação primaveril, mas é importante que seque entre regas.

NUTRIÇÃO : De Fevereiro a Novembro com "Fertilbonsai" e "BioBonsai" todo o ano). Tem um elevado consumo de nutrientes e gosta de planos o mais completos possíveis. Como minimo, agradece reforços com "MicroBonsai".

PODA : A poda faz-se deixando crescer 6 a 8 folhas, e rebaixando depois pelas primeiras folhas.

TRANSPLANTE : Com "TerraBonsai-Folhosas" e "RhizaBonsai" em Abril/ Maio, com defoliação parcial.

ARAMAMENTO : Pouco usual, pode ser feito todo o ano, mas é muito quebradiça.



 Hoje venho falar do Bonsai da espécie Saregetia, este é da minha colecção particular. Tenho um carinho muito especial por este bonsai, deitaram-no fora e eu trouxe-o para casa há uns 7 anos atrás. Se observarem bem na foto dá para perceber que o tronco inicial do bonsai morreu e foi de um broto que nasceu já aqui em casa que eu tenho moldado e feito o bonsai actual. Este bonsai é um lutador, com muito carinho e direccionando à medida que vai crescendo, está a ficar um lindo bonsai, precisa ainda de muita coisa para o resultado ser excelente, como uma boa poda, que eu ainda não quis fazer, tenho deixado primeiro que ele fique mais vigoroso nas hastes, só vou podar como deve de ser para o ano. E já que esta espécie não é muito boa para armamento, vou guiando as hastes o melhor que posso. Com muita paciência vai se tornar um bonsai espectacular, há que nunca desistir de nenhum bonsai, apesar de eu já ter tido inúmeros casos de perda de bonsais, continuo a acreditar que se pode salvar sempre um bonsai, pelo menos tento sempre e os resultados são sempre uma merecida recompensa.

MUITA LUZ!   

Nota: informação sobre bonsais retirada de: http://www.luso-bonsai.com/nov.php?id=18

3 comentários:

  1. Lindo bonsai e ótimas explicações! paciência sempre! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns minha amiga por este belo Bonsai da colecção que a minha amiga possui quero ver aqui os restantes bonsais, eu tenho tido sempre azar com os meus (azar ou falta de jeito).
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. ´Que lindo bonsai amiga
    E valeu as excelentes dicas
    Um dia maravilhoso e abençoado
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...