sexta-feira, 31 de julho de 2015

O RAPAZ E O ANEL - PARÁBOLA



Um jovem procurou o seu Mestre porque se sentia um inútil. Achava-se lerdo, não conseguia fazer nada bem, achava que não prestava para nada. Desejava saber como poderia melhorar e o que deveria fazer para que o valorizassem.
O Mestre, sem o olhar, disse-lhe: "sinto muito, mas antes de resolver  o seu problema preciso resolver o meu próprio problema. Talvez você me possa ajudar".
Tirou um anel que usava no dedo pequeno e deu-o ao rapaz, recomendando: "vá até ao mercado; preciso de vender este anel porque tenho que pagar uma  dívida. É preciso que você consiga por ele o máximo, mas não aceite menos do que uma moeda de ouro".
O rapaz pegou no anel e foi oferecê-lo aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, mas quando ele dizia o quanto pretendia pelo anel, desistiam.
Quando ele mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saíam sem  ao menos olhar para ele. Somente um velhinho muito amável lhe explicou que  uma moeda de ouro era muito valiosa para aquele anel.
Abatido pelo fracasso, o rapaz retornou à presença do Mestre dizendo  que o máximo que lhe ofereceram foi duas ou três moedas de prata. Ouro, nem pensar!
O dono do anel respondeu que seria importante, então, saber o valor  exacto do anel. Sugeriu que o jovem fosse ao joalheiro para fazer uma correta avaliação. E fez outra recomendação: não importa o valor que lhe ofereçam, não venda  este anel.
O jovem foi um tanto desanimado. O joalheiro, depois de examinar com  uma lupa a jóia pesou-a e disse-lhe: "diga ao seu Mestre que, se ele  quiser vender agora, não lhe posso dar mais do que cinquenta e oito moedas de ouro".
O rapaz teve um sobressalto: "cinquenta e oito moedas de ouro?".
"Sim", retornou o joalheiro. "Com tempo eu poderia oferecer cerca de  setenta moedas. Mas, se a venda é urgente...".
O discípulo recusou a oferta e voltou correndo para dar a boa notícia ao Mestre. Depois de ouvi-lo, o Mestre disse: "sente-se, meu rapaz.  Você é como este anel, uma jóia única e valiosa. Como toda a jóia preciosa,  somente pode ser avaliada por quem entende do assunto. Por acaso você imaginou que qualquer um poderia descobrir o seu verdadeiro valor?".
Tomando o anel das mãos do rapaz, tornou a colocá-lo no dedo, completando:  "Todos somos como esta jóia: muito valiosos. No entanto, andamos por  todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos  valorizem".
Pense: ninguém nos pode fazer sentir inferiores sem nosso consentimento!

Votos de um fim-de-semana Iluminado.

MUITA LUZ!

3 comentários:

  1. Uma grande lição dada pelo mestre e não à duvidas de que todos somos valiosos cada um à sua maneira.
    Um abraço minha amiga e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Ana Maria minha amiga além mar, que delicia estar aqui e ler esta parábola, um ensinamento muito importante, não devemos nos deixar abater nunca, obrigada querida foi bom ler a tua mensagem, bjos Luconi

    ResponderEliminar
  3. Preciosa lição de vida. Uma bela e inspiradora semana

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

BURACO NEGRO

  Existem Dias  Em que Me Sinto uma Deusa, Existem Dias Em que Me Sinto Selvagem e Indomável, Existem Dias Em que me Sinto uma Desgraça Comp...