terça-feira, 14 de julho de 2015

DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO DE COMIDA

Existe uma receita que permitiria alimentar muitas pessoas no mundo, evitar o desperdício de alimentos. Sabia que um terço de todos os alimentos produzidos é desperdiçado? Incrível mas é verdade. Em França uma mobilização de gente decidida a mudar o rumo das coisas, conseguiu fazer aprovar uma lei que obriga os supermercados a doarem os produtos que não são vendidos a pessoas carenciadas e sem abrigo. Neste momento decorre uma pesquisa na União Europeia, para tentar descobrir a realidade da Europa, no sentido de conseguir também aqui reduzir para metade o desperdício de alimentos. O tempo é crucial para fazermos ouvir a nossa voz.


A título de curiosidade, sabia que Portugal só na distribuição para os hipermercados e cadeias de supermercados perde cerca de 298 mil toneladas de alimentos e que o consumidor desperdiça 324 mil toneladas de alimentos por ano?

E no Brasil, sabia que 20% dos alimentos são desperdiçados na colheita, porque simplesmente os alimentos não têm a cor desejada e o calibre pretendido e que 20% também se perde devido aos maus hábitos alimentares e ao seu processamento por parte dos consumidores?

 Sabia que o desperdício de alimentos, com o seu acumulamento nas lixeiras e aterros sanitários  é a 3ª causa de emissão de carbono para a atmosfera no mundo?

A ONU tem como meta reduzir o desperdício de alimentos até 2030. Na trajectória da história da humanidade, a igualdade de direitos e o acesso a formas de vida dignas e sustentáveis, sempre foi uma prioridade para várias organizações mundiais, é importante e urgente pois que se encontrem formas de minimizar o desperdício de alimentos em todo o mundo, que se despertem consciências de modo a podermos alimentar quem neste momento sofre de fome, seja porque motivos for, não é minimamente aceitável, nem humano.


A AVAAZ iniciou uma petição contra o desperdício mundial de alimentos, na esperança de juntar milhões de assinaturas, para depois enviar essa petição para a União Europeia de modo a obrigar os vários Países a adoptarem medidas preventivas, tais como obrigarem as grandes superfícies a doarem os alimentos que não são vendidos para as pessoas mais pobres e carenciadas, entre outras. Pedindo ao mesmo tempo que sejam lançados planos de acção nacionais para alcançar a meta estabelecida pelas Nações Unidas para reduzir os desperdícios alimentares até 2030. Cerca de 957 mil pessoas já assinaram, assine você também e ajude a reduzir o desperdício de comida no mundo.


 Obrigada pela sua ajuda, o seu contributo é muito importante.

MUITA LUZ!

Imagens retiradas de pesquisa na net, desconheço os seus autores

10 comentários:

  1. É realmente inacreditável a quantidade de alimentos que vão directamente para o lixo sem aproveitamento e com tanta gente a passar fome.
    Alguém tem que fazer alguma coisa para reduzir este desperdício.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente Oliveira, por isso divulgue aqui está petição, estamos a tentar acabar com está situação.
      Beijinhos de Luz!
      Anã Maria

      Eliminar
  2. Com pequenas mudanças individuais a começar na nossa casa poderemos ajudar a coletividade a minorar o desperdício
    Já dei o meu contributo. Assinei a petição
    Beijos minha doce amiga e uma noite de paz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracita muito obrigada por assinar a petição amiga, está questão tem de ser solucionada e com a ajuda de todos iremos conseguir.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  3. Enquanto, o desperdício campeia pelos campos do mundo (e do meu pais o Brasil), a foice vai cortando os corpos dos esfomeados ... Luto! Consciência, já! Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo Ana Marly, sem dúvida que é urgente lutar para acabar com situações de injustiça como está. Grata pela visita.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  4. Ana Maria minha amiga além mar, estava saudosa, fiquei meses sem net, um vendaval virou minha vida de cabeça pra baixo, agora Graças a Deus tudo caminhando para o seu lugar,.Adorei tua postagem, com certeza vou lá assinar, os números são surpreendentes realmente não deveria haver fome no mundo, era só saber administrar melhor os alimentos deste a colheita até o consumidor, com certeza só o desperdício terminaria com o problema da fome, vou lá assinar, bjos Luconi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luconi minha grande amiga, deixe estar que não é só a sua vida que ficou virada de pernas para o ar, a minha a cada dia surge mais um problema para me deixar de rastos, importante mesmo é não desanimar amiga, pelo menos é o que eu repito todo o dia para me convencer a seguir em frente, mas não está a ser nada fácil. Olha muito obrigada em nome da AVAAZ a sua assinatura vai ajudar a acabar com está situação, queremos aprovar leis e medidas para acabar de vez com estas injustiças e só com a ajuda de todos é que isso será possível :-)
      Beijinhos de Luz!
      Anã Maria

      Eliminar
  5. Que lugar encantador..amei!!!abraços fraternos a ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lia, seja bem vinda aqui neste meu cantinho, sinta-se em casa. Obrigada pela sua visita.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...