sexta-feira, 22 de maio de 2015

DIA INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA - 22 DE MAIO


Comemora-se hoje o Dia Internacional da Diversidade Biológica, este ano o tema incide sobre a Biodiversidade para o crescimento sustentável, uma vez que este é vital para o desenvolvimento e futuro da própria humanidade. Este tema reflecte a importância dos esforços efectuados aos vários níveis, no sentido de conseguir estabelecer toda uma série de Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, como parte da Agenda de Desenvolvimento das Nações Unidas para o período de 2015-2030, bem como a extrema importância da Biodiversidade para alcançar o desenvolvimento sustentável da humanidade. 

De acordo com as Nações Unidas, o futuro da humanidade está intimamente ligado à diversidade biológica, sendo a biodiversidade um recurso vital para a economia, tanto a nível global como a nível local. A produção de alimentos depende da biodiversidade em que as comunidades estão inseridas, bem como dos recursos que os ecossistemas fornecem, sendo que uma biodiversidade saudável, possuí a capacidade de fornecer bens e criar serviços essenciais à vida na terra, entre muitos como os nutrientes, a água ou o ar limpo. Quando estas condições não se verificam, a existência de vida na terra fica comprometida, não só actualmente mas também num futuro próximo. 

Apesar de todas estas medidas e tomadas de consciência o facto é que actualmente e cada vez mais se verifica a nível mundial a perda de Diversidade Biológica, como sejam as espécies, o património genético ou os ecossistemas, entre outros com tendência para o agravamento desta situação inclusivamente na europa, onde esta perda se deve principalmente ao impacto da actividade humana, nomeadamente através da adopção de certas práticas agrícolas, ao desenvolvimento da urbanização, ao turismo em massa e à poluição do ar e da água. 

Na Europa praticamente quase metade das espécies de pássaros existentes estão protegidas através de programas de protecção a espécies ameaçadas, apesar disso os seus habitats encontram-se extremamente vulneráveis e ameaçados devido em grande parte à agricultura intensiva, ao sobre pastoreio, bem como ao uso de fertilizantes químicos e pesticidas. 
Esta semana foi divulgado o Relatório de Estado da Natureza na União Europeia que revela que 17% das espécies incluindo algumas aves de rapina, estão ameaçadas, sendo que outras 15% estão perto de ameaça ou mesmo em declínio. Entres estas estão algumas espécies como a Cotovia. Isto porque muitos habitats naturais apresentam graves problemas com o seu estatuto muito comprometido, nas zonas de pastagem, nas zonas húmidas e dunas. 

A nível marinho 80% do lixo que se encontra nos mares, tem origem em terra. A medida legislativa agora adoptada de taxação sobre os sacos de plásticos leves em Portugal, espera-se poder contribuir para a prevenção e diminuição da poluição marítima deste tipo de resíduos que se verifica nos oceanos. São medidas como esta que aos poucos poderão reverter a situação em que nos encontramos actualmente.

Convém lembrar que a Diversidade Biológica está interligada ao próprio conceito de Desenvolvimento Sustentável, pelo que, para satisfazer as necessidades das actuais gerações, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, temos de Preservar e Proteger os recursos naturais existentes, bem como a Biodiversidade.

AnaMaria

MUITA LUZ!

(Imagens retiradas de pesquisa na net, desconheço os seus autores.)

7 comentários:

  1. Desconhecia que hoje é o Dia Internacional da Diversidade Biológica e não à duvida de que uma grande parte das espécies que habitam e convivem connosco neste belo planeta está ameaçada de extinção.
    Um abraço e um bom fim de semana cheio de coisas boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oliveira um Iluminado fim-de-semana para ti também.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  2. Muita LUZ pra ti também e bela homenagem ao dia! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. Bonita homenagem ao Dia Internacional da Diversidade Biológica. Seu blog excelente. Gostei de conhecer.
    Deixo um abraço!
    Desejo uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  4. Passando para matar saudades e para te lembrar que estou aqui e que te amo e que estou morrendo de Saudades...Saudades...Saudades...Saudades...

    Lembrei muito, mais muito de você no dia de Nossa Senhora de Fátima, peguei seu 'precioso presente' e levei minhas orações para você.
    Quem sabe ela não intercede pela gente e faça com que eu consiga ir ai no "centenário dela".

    Te amo irma querida.
    Beijinhos de estrelas

    ResponderEliminar
  5. Oi Ana Maria, minha doce e amiga
    Que bonito post alusivo à esta data tão importante.
    Há que se criar e por em prática políticas para a humanização e respeito com o planeta. O conhecimento e urgente necessidade de se mudar as posturas é dever de todo cidadão.
    Muitas saudades amiga querida
    Uma linda e abençoada semana
    Um beijo e um sorriso

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...