domingo, 30 de junho de 2013

PALAVRAS DE BUDA


“Todos os seres e todas as coisas são constituídas de uma mesma essência, embora pareçam diferentes segundo as formas que tomam, em consequência das influências que recebem. Como se formam, agem, e como agem, são. Imaginemos um oleiro que fabrique vasilhas diferentes com o mesmo barro. Cada uma dessas vasilhas terá seu destino, pois uma servirá para arroz, outra para manteiga, outra para leite e algumas serão usadas para depósito de impurezas. Não há diferenças no barro empregado. A diferença está no modelo dado pelo oleiro, segundo os diversos usos requeridos pelas circunstâncias.
Analogamente, todos os seres evolucionam de acordo com uma só lei e se destinam ao mesmo fim, que é o Nirvana.”

“Cada qual pagará a si mesmo pela má acção que cometeu. Praticando uma boa acção, cada qual se purificará a si mesmo. Não se podem purificar uns aos outros. Minhas obras são meu bem; minhas obras são minha herança; minhas obras são o seio que me leva; minhas obras são a raça à qual pertenço; minhas obras são meu refúgio. Em parte alguma existe alguém que esteja ao abrigo das consequências de seus próprios actos.”
SIDDHARTHA GAUTAMA
MUITA LUZ!

domingo, 23 de junho de 2013

PENSAMENTO ZEN


“Não busco recompensa alguma, nem mesmo renascer num paraíso; procuro, porém, o bem dos homens, procuro reconduzir os que saíram do Caminho, alumiar os que vivem nas trevas e no erro, banir do mundo toda pena e sofrimento.”
(Autor Desconhecido.)

MUITA LUZ!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

SOLSTÍCIO DE VERÃO - LITHA



Hoje dia 21 de Junho de 2013, aqui no Hemisfério Norte o solstício de Verão começou às 06:04 da manhã. É o Dia mais Longo do Ano, onde o Sol com todo o seu esplendor, espalha os seus raios sobre a Terra, com grande intensidade. É o Solstício de Verão LITHA. Comemora-se o assim Dia mais longo do Ano, o pico da luz Solar e as promessas de fertilização da Terra. A Deusa e o Deus, encontram-se no seu auge de Energia Vital, sendo o clima de plena Abundância e de Realização. O Deus Conífero é coroado como o Senhor da Luz, nesta época de fartura e de mudança.

A Deusa e o Deus, depois de se terem casado em Beltane, vivem agora a Êxtase da união, é o momento em que o Sol atinge o seu auge e as flores e toda a natureza se encontram repletos de cor e de nova vida. Nesta altura do ano, o Deus já está adulto e torna-se o pai dos grãos que irão nascer, a colheita estará próxima e fértil. Em toda a sua plenitude o Deus Conífero traz a promessa de total fertilização com o sucesso do seu enlace com a Deusa Mãe.

Mas ao mesmo tempo que este é o auge do Deus, também é o prenúncio do seu declínio, uma vez que nesta altura ele após ter cumprido a sua função de fertilizador, dá o seu último beijo à sua amada e caminha em direcção ao País de Verão, utilizando a Barca da Morte, para ir morrer em Samhain.

Algumas tradições Wiccas, celebram também a despedida do Reinado do Deus Carvalho, como Senhor do Ano Crescente e o início do Reinado do Deus Azevinho, como Senhor do Ano Decrescente, que irá durar até Yule. Este é o único Sabbbath, onde se fazem feitiços, pois acredita-se que o seu poder mágico é enorme.


Este é o momento ideal para se fazer pedidos, que serão com certeza realizados com a força da Mãe natureza.

RITUAIS PRATICADOS EM LITHA:

- No Norte de África e na Europa, colhe-se as ervas medicinais e mágicas, acredita-se que neste dia a plenitude da força do Deus Conífero, ficará impregnada nas ervas e assim elas terão mais poder de cura e magia.

- Banhos purificadores são feitos hoje em cachoeiras, rios e fontes.

 - Acredita-se que tudo aquilo que for pedido em LITHA, será realizado e todas as formas de magia, principalmente as de amor, serão mais fortes.

- Neste dia os amuletos do ano anterior são queimados e feitos novos amuletos e talismãs de protecção, bem como poções e filtros.

- É tradição saltar hoje a fogueira, para afastar e se livrar de toda a espécie de negatividade e maus flúidos, dando deste modo continuidade à grande fogueira de Beltane, onde por tradição esta fogueira era acesa com ramos de Carvalhos e Abetos, duas árvores sagradas para o povo celta.

- Cortam-se neste dia as Varinhas e Bastões.

Para ficar em Sintonia com este Sabbath:

- Incensos: Olíbano; Pinho; Rosa; Glícinia; Limão e Mirra.
- Velas: Azul e Verde.
- Pedras Preciosas: Todas as pedras de cor verde, em particular o Jade e a Esmeralda.
- Ervas Tradicionais: Erva-de-São-João; Glícinia; Verbena; Feto Masculino; Tomilho Selvagem; Camomila; Funcho; Cânhamo; Rosas; Cinco Folhas; Espera; Lavanda; Pinho; Artemísia e Sabugueiro.
- Utilize roupas bastante alegres e vivas, de preferência cores como o amarelo, o verde ou o azul.
- Os Alimentos tradicionais neste Sabbat são: Frutas e Vegetais Frescos de Verão, Pão de Centeio Integral, Hidromel e Cerveja.

Muitos Monumentos estão alinhados com o Sol, nesta altura do Ano Celta, sendo provavelmente o mais conhecido Stonehenge.

Para terminar, não se esqueça que a noite de hoje pertence às Fadas, aos Duendes, aos Elfos e a todos os restantes Elementais, uma vez que eles hoje celebram a vida em todo o seu esplendor e harmonia, correndo livres e soltos pelos bosques e clareiras na terra. Por isso não se esqueça de deixar uma pequenina oferenda no jardim ou no pátio da sua casa, para estes maravilhosos seres, com toda a certeza eles irão ficar agradados. 
Numa Taça Consagrada coloque:

- cerveja, ou pastéis e doces, ou leite, queijo. Pode também optar por colocar frutas como maçãs, ameixas, pêras ou pêssegos.
- Mel; ou ervas aromáticas como o gengibre, o louro, o tomilho, o alecrim ou a canela.
- Ou como alternativa, é sempre uma excelente idéia deixar-lhes uma pequena porção da refeição que comeu neste Sabbath.

Neste dia na antiga Cornualha, era costume não repreender nenhuma criança que derramasse leite, porque o leite derramado era considerado como sendo um presente para as Fadas. Daí se dizer: “Nunca chores sobre o leite derramado” o que seria considerado uma ofensa para as fadas. 

Desejo a todos um Auspicioso LITHA, 
cheio de Bençãos. 

MUITA LUZ!

Imagem retirada de pesquisa na net, desconheço o autor.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

HOSPITAL DE ELEFANTES NA TAILÂNDIA - ÚNICO NO MUNDO!


Soraia Salwala abriu o primeiro hospital de elefantes do mundo, em Lampang na Tailândia em 1993, com o objectivo de tratar os elefantes que foram maltratados como resultado de trabalhos forçados, negligenciados ou vítimas de abusos de toda a espécie. Até hoje Soraia e a sua equipa já trataram mais de 3 mil elefantes, curando de tudo desde, infecções nos seus olhos, feridas infectadas por facadas, feridas de balas de caçadeiras ou ossos partidos.
Mas não só, eles são pioneiros e únicos no mundo no que diz respeito à construção e fabrico de próteses para elefantes, vítimas de explosões de minas terrestres.

Quando Soraia era pequena, ela e o seu pai viram um elefante caído na estrada, tinha sido atropelado por um camião.
Desesperadamente ela queria levar o “Tio Elefante” como lhe chamou, para um hospital, foi quando o seu pai lhe respondeu que não existiam hospitais para elefantes, Soraia recorda que ficou de coração despedaçado e que durante toda a sua vida nunca mais conseguiu esquecer este episódio.
Em 1993 Soraia realizou finalmente o seu sonho de uma toda a vida, ao criar um hospital só para elefantes, o primeiro e único no mundo.
 Nesta foto Motala, um elefante de 50 anos que perdeu a sua pata depois de ter pisado numa mina terrestre, recebe aqui a sua terceira prótese das mãos de um dedicado membro da equipa de Soraia do FAE – Friens of The Asian Elefant, na Reserva Nacional de Mae Yao, na Tailândia.
Isto porque as próteses têm de ser mudadas de acordo com o peso que o animal vai tendo. Nesta foto, podemos comprovar a alegria e a vitalidade de Motala, exibindo a sua prótese, feliz da vida, por esta segunda oportunidade.
É assim graças ao esforço, dedicação e empenho de todas as pessoas envolvidas neste projecto, que elefantes como Motala, podem voltar a ter uma vida quase normal.

Como podem comprovar, ainda existem no mundo felizmente almas boas como Soraia, que dão tudo e se empenham na defesa e manutenção do direito à vida dos animais. Um exemplo a seguir.

O nosso planeta cada vez mais precisa de soluções urgentes e de atitudes conscientes, para que se trave a todo o custo a extinção de tantas e tantas espécies de animais em todo o mundo!
Por isso aqui deixo este apelo, Não fique indiferente!
MIA PÚRPURA


MUITA LUZ!

Fotos de Paula Bronstein em http://www.amusingplanet.com/2011/09/world-first-elephant-hospital-in.html





quarta-feira, 12 de junho de 2013

SANTOS POPULARES - DIA DE MARCHAS NA AVENIDA DA LIBERDADE EM LISBOA



Hoje é Dia de Festa em Lisboa.
É Dia das Marchas Populares desfilarem na Avenida da Liberdade.
 Lisboa acordou em clima de festa e vestiu-se a rigor.
Sente-se a Alegria no ar pelos bairros de Lisboa. Hoje à noite vai haver muita sardinha assada, cerveja e muito vinho nos jarros de barro Lisboetas.
Não vou perder é claro, os tradicionais Bailaricos, tenciono passar por Alfama, Mouraria e Madragoa, se à noite estiver bom tempo, como creio que vai estar, então será até de madrugada a dançar e a bailar e tenciono acabar a noite com a família e os amigos no Castelo de S. Jorge.
Para os cavalheiros, é favor não esquecer de oferecer à sua amada, o tradicional e famoso Manjerico com a sua quadra popular. 
Depois é como o pregão de Lisboa que diz: 
“Olha o Manjerico, é só regar e pôr ao Luar!”

Esta é a quadra que eu fiz este ano, sempre faço uma que coloco no meu Altar de Santo António que tenho em casa.

“Ó meu rico Santo António
Santinho da minha devoção,
Vai dizer ao meu amor
Que lhe dei meu coração!”
MIA PÚRPURA

VIVAM OS SANTOS POPULARES!

MUITA LUZ!

Fotos retiradas da net, desconheço os autores.


terça-feira, 11 de junho de 2013

CHICO XAVIER


A Cadelinha de Chico Xavier

"Chico Xavier tinha uma cadelinha chamada “Boneca” que sempre o esperava e que ao vê-lo, fazia uma grande festa pulando no seu colo e lambendo o seu rosto como se o beijasse. 
Chico dizia: — Ah! Boneca, estou com muitas pulgas! A cadelinha imediatamente começava a roçar com o focinho no peito do médium.

Um dia, a Boneca morreu. Chico ficou triste. Envolveu-a num xaile e enterrou-a no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas. 
Um casal de amigos, deu de presente ao Chico uma cadelinha idêntica à sua saudosa Boneca. 
A filhotinha muito nova ainda, estava envolta num cobertor. Os médiuns pegavam-na ao colo, sem contudo a desalinhar da sua manta, recebia afagos de cada um. 

Quando Chico entrou na sala, um dos amigos colocou-a nos seus braços. Ela no colo de Chico, começou a agitar-se e a lambê-lo. 
— Ah! Boneca, estou cheio de pulgas! Disse Chico. 
A filhotinha começou a roçar com o focinho o peito de Chico, tal e qual fazia a Boneca.



Nesse instante todos exclamaram: “Chico, a Boneca está aqui!” 
Todos ficaram emocionados e perguntaram a Chico como é que  isso poderia acontecer. Ele respondeu: 
— Quando nós amamos o nosso animal e lhe dedicamos sentimentos sinceros, ao partir os espíritos amigos trazem-no de volta para que não sintamos a sua falta. É, a Boneca está aqui. Está a ensinar a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis. Nós os seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar."

Publico aqui esta maravilhosa história, que me comoveu muito e que cada vez mais me faz acreditar que os nossos amigos que partem, sempre voltam, seja de que maneira for, retribuindo desinteressadamente como em vida o carinho e amor que lhes demos. 

MUITA LUZ!

Foto retirada da net, desconheço o autor.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O MEU DIA DE HOJE

Hoje acordei assim, muita chuva e um friozinho em Lisboa.

Tomei um pequeno almoço reforçado e colorido, para animar o meu dia.

E um delicioso café, não podia faltar. Amo Café!

Corri para o autocarro, e lá fui eu, que nem uma autêntica sardinha em lata, num autocarro super espremido de gente.

Passei o dia no escritório a trabalhar e a tentar resolver problemas, como o meu PC a encravar a toda a hora… Bem e ter um PC já não é nada mau, convenhamos!

Hora de saída, Maravilha!!! É sexta feira e a minha imaginação está a mil de projectos ideias e de coisas coloridas, claro! Melhor que isto? Segunda feira é feriado nacional!

Por isso, faça chuva ou faça sol, vou divertir-me e aproveitar o ar livre, com certeza uma praia. Vou convidar os amigos.

 No final do dia de segunda feira vou estar assim, exausta de tanta alegria e felicidade, mas vai valer a pena, pois cada segundo conta. A maioria das pessoas tem a mania de pensar que a felicidade se encontra num relacionamento, num sonho ou num projecto.
Isso está completamente errado, é por isso que sempre que acaba um relacionamento ou um projecto que tem em mãos não se realiza, você fica frustrado e infeliz, juntamente com a sua idéia de felicidade.
O que devemos fazer é na realidade, encarar a vida livre de ilusões e de falsas esperanças. Encare a vida tal e qual ela é. É dura? A dos outros também. É sofrida? A dos outros também. É mal amada? Os outros também.
Não procure a Paz algures, pois ela já reside dentro de si. Não procure a aprovação alheia, pois não precisa dela para ser plenamente feliz e para confiar mais em si. 
Aproveite bem o fim de semana. Faça como eu. Viva intensamente e faça-me o favor de SER FELIZ!

MIA PÚRPURA.

MUITA LUZ!




quinta-feira, 6 de junho de 2013

PAZ INTERIOR



Schhhhhh
Silencie a Sua Mente.
Então a Sua Alma Saberá o que Fazer
Para se Curar a Ela Própria.

MIA PÚRPURA

MUITA LUZ!

Imagem retirada de pesquisa na net, desconheço o autor.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE



Sabia que:
- 1 Ton. de alumínio reciclado transforma-se numa Ton. de alumínio novo e evita a extracção de 5 toneladas de minério bauxita?

- 1 Kg de vidro reciclado transforma-se num 1 kg de vidro novo, ou seja recupera-se na totalidade o vidro reciclado?


- Por cada 50 kg de papel reciclado evita-se o abate de uma árvore adulta?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de Junho todos os anos. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 15 de Dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que abordou o tema do Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovado ainda o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A criação desta data teve como objectivo principal, a consciencialização da população mundial sobre os temas relativos ao meio ambiente, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a actuação política e social voltada para os temas ambientais. Era também intensão da ONU, transformar as pessoas em agentes activos da preservação e valorização do meio ambiente. 

A meu ver a ONU só falhou num aspecto, é que de facto a maioria das pessoas tomou consciência e tem tomado atitudes em relação à preservação do nosso planeta, sejam elas em iniciativas isoladas, como limpar lixeiras, praias, construir ninhos e corredores ecológicos para preservação das espécies ameaçadas, ou globais como assinar petições, tomar atitudes activas nas suas comunidades educando as suas crianças sobre a importância dos recursos naturais, a sua fragilidade e o facto de serem passíveis de se esgotarem devido à sua má utilização, ou ainda participar em eventos como “A Hora do Planeta” com o apagão mundial, ou o “Dia Mundial sem Carro”, entre outros. O que a ONU não podia prever era que, quem mais deveria de cumprir e de fazer cumprir as normas existentes no sentido de evitar a todo o custo as causas da poluição mundial com o consequente aumento do aquecimento global, não o faz, pois são os governos dos próprios países que a maior parte das vezes fecha os olhos mediante o pagamento de elevadas quantias em dinheiro, o jogo de interesses ainda continua a mandar mais do que o grito desesperado da natureza. Mas sobre esta matéria falarei noutra altura.

O que se deve de reter na realidade é que devemos a todo o custo e apesar das dificuldades vindas de cima, garantir a sustentabilidade do nosso planeta. Devemos de expor e denunciar as situações de corrupção à volta dos temas ambientais, pois só assim conseguiremos acabar com o jogo sujo dos políticos. Pois garantir o meio ambiente, é também garantir o uso sustentável dos recursos naturais, de modo a que seja possível manter a biodiversidade local, ao mesmo tempo que se deve de trabalhar com os cidadãos no sentido de evitar a erosão das áreas cultiváveis, pois só assim estas pessoas poderão ser economicamente independentes e gerar riqueza suficiente para se poderem manter e prover o seu próprio sustento.

E Lembre-se de que:

Preservar o Meio Ambiente é Preservar o Nosso Planeta.
Preservar o Nosso Planeta, é Preservar a Própria VIDA!!! 
Ana Maria (MIA PÚRPURA)

MUITA LUZ!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

FLORBELA ESPANCA



TORTURA

Tirar dentro do peito a Emoção,
A lúcida Verdade, o Sentimento!
-- E ser, depois de vir do coração,
Um punhado de cinza esparso ao vento!...

Sonhar um verso de alto pensamento,
E puro como um ritmo de oração!
-- E ser, depois de vir do coração,
O pó, o nada, o sonho dum momento...

São assim ocos, rudes, os meus versos:
Rimas perdidas, vendavais dispersos,
Com que eu iludo os outros, com que minto!

Quem me dera encontrar o verso puro,
O verso altivo e forte, estranho e duro,
Que dissesse, a chorar, isto que sinto!!!

Florbela Espanca


MUITA LUZ!

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...