quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE



Sabia que:
- 1 Ton. de alumínio reciclado transforma-se numa Ton. de alumínio novo e evita a extracção de 5 toneladas de minério bauxita?

- 1 Kg de vidro reciclado transforma-se num 1 kg de vidro novo, ou seja recupera-se na totalidade o vidro reciclado?


- Por cada 50 kg de papel reciclado evita-se o abate de uma árvore adulta?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de Junho todos os anos. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 15 de Dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que abordou o tema do Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovado ainda o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A criação desta data teve como objectivo principal, a consciencialização da população mundial sobre os temas relativos ao meio ambiente, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a actuação política e social voltada para os temas ambientais. Era também intensão da ONU, transformar as pessoas em agentes activos da preservação e valorização do meio ambiente. 

A meu ver a ONU só falhou num aspecto, é que de facto a maioria das pessoas tomou consciência e tem tomado atitudes em relação à preservação do nosso planeta, sejam elas em iniciativas isoladas, como limpar lixeiras, praias, construir ninhos e corredores ecológicos para preservação das espécies ameaçadas, ou globais como assinar petições, tomar atitudes activas nas suas comunidades educando as suas crianças sobre a importância dos recursos naturais, a sua fragilidade e o facto de serem passíveis de se esgotarem devido à sua má utilização, ou ainda participar em eventos como “A Hora do Planeta” com o apagão mundial, ou o “Dia Mundial sem Carro”, entre outros. O que a ONU não podia prever era que, quem mais deveria de cumprir e de fazer cumprir as normas existentes no sentido de evitar a todo o custo as causas da poluição mundial com o consequente aumento do aquecimento global, não o faz, pois são os governos dos próprios países que a maior parte das vezes fecha os olhos mediante o pagamento de elevadas quantias em dinheiro, o jogo de interesses ainda continua a mandar mais do que o grito desesperado da natureza. Mas sobre esta matéria falarei noutra altura.

O que se deve de reter na realidade é que devemos a todo o custo e apesar das dificuldades vindas de cima, garantir a sustentabilidade do nosso planeta. Devemos de expor e denunciar as situações de corrupção à volta dos temas ambientais, pois só assim conseguiremos acabar com o jogo sujo dos políticos. Pois garantir o meio ambiente, é também garantir o uso sustentável dos recursos naturais, de modo a que seja possível manter a biodiversidade local, ao mesmo tempo que se deve de trabalhar com os cidadãos no sentido de evitar a erosão das áreas cultiváveis, pois só assim estas pessoas poderão ser economicamente independentes e gerar riqueza suficiente para se poderem manter e prover o seu próprio sustento.

E Lembre-se de que:

Preservar o Meio Ambiente é Preservar o Nosso Planeta.
Preservar o Nosso Planeta, é Preservar a Própria VIDA!!! 
Ana Maria (MIA PÚRPURA)

MUITA LUZ!

3 comentários:

  1. Uma data que deve ser lembrada a cada dia, em nossas atitudes! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Oi amada amiga
    Se não preservarmos o nosso planeta estaremos exterminando nossa própria vida. Parabéns pelo excelente post
    Beijos
    Gracita

    ResponderEliminar
  3. Bravo Ana Maria
    Hoje vi as crianças pela rua fazendo passeata pelo meio ambiente é a semana toda de conscientização. Fico feliz em ver este gesto aqui em Muaná.
    um lindo dia. Beijos.

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...