quinta-feira, 9 de maio de 2013

PORQUÊ PROTEGER A BIODIVERSIDADE DO NOSSO PLANETA


A Lista Vermelha das espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) demonstra que 25% dos mamíferos no nosso planeta, estão ameaçados. O Rinoceronte Negro da África Ocidental Diceros bicornis longipes foi declarado como oficialmente extinto em Novembro de 2011 e outras subespécies deste animal dos trópicos tão magnífico, como é o caso do Rinoceronte-Branco da África Central e do Norte e o Rinoceronte de Java na Ásia estão a seguir a passos largos as suas pegadas no caminho da extinção. Poucas pessoas se apercebem desta triste realidade, mas a verdade é que todo o manancial de alimentos, remédios e água limpa, e a sobrevivência de milhões de pessoas pode estar ameaçado pelo rápido declínio das espécies animais e vegetais do planeta. A Lista Vermelha das espécies Ameaçadas da IUCN demonstra que das 63,837 espécies avaliadas, 19,817 encontram-se ameaçadas de extinção, das quais 41% de anfíbios, 33% de corais formadores de recifes, 25% de mamíferos, 13% de aves, e 30% de coníferas. A Lista Vermelha da UICN é um indicador crucial da saúde da biodiversidade mundial.


 “Um futuro sustentável não será possível se não conservarmos a diversidade biológica - as espécies animais e vegetais, os seus habitats e a sua genética - não somente por causa da natureza, mas também pelos 7 bilhões de pessoas que dependem dela.” Palavras de Julia Marton-Lefèvre, Directora Geral da IUCN.

 Existem algumas medidas que todos podemos adoptar, no sentido de ajudar a preservar a biodiversidade no nosso planeta.

COMO PROTEGER A BIODIVERSIDADE.

- Prefira produtos de origem biológica, em certas regiões não existem ou são mais caros, então dê preferência aos produtos da terra e compre-os directamente aos agricultores na região onde vive, não sabe como? Compre nas praças e mercados, evite as grandes superfícies, pois estas vendem produtos vindos de outros países e regiões, a maior parte das vezes embalados e que por isso mesmo já possuem uma enorme pegada de carbono no seu ciclo de vida. 
- Compre os frutos próprios de cada estação do ano, a natureza é sábia se houvesse necessidade de existir figos no Inverno, a natureza não os produzia no verão, pois é nesta altura que as suas propriedades nos fazem mais falta como, entre outras os figos além de serem um poderoso aliado no combate às doenças que atacam as vias respiratórias, também são excelentes para tratar as queimaduras de verão provocadas pelo sol. E ao preferir os frutos próprios de cada época, evita gastar dinheiro e depois dizer aquelas frases como: “Comprei melancia, eu sei que não é a época dela mas comprei, só que foi uma desilusão não sabe a nada!” 
-Evite o consumo excessivo de carnes, pois a criação de gado é uma das principais fontes de emissão de CO2 para a atmosfera, através da libertação de metano, proveniente das fezes dos animais. Não consegue evitar de comer carne? Ok, mas coma menos, se se reduzisse o consumo de carne também se evitaria o dispêndio de altos gastos de água que se verifica com a criação de gado. Inclua os vegetais na sua alimentação. 
-Racionalize a confecção dos seus alimentos e a compra dos mesmos, evitando deste modo o desperdício de alimentos. Compre só aquilo de que realmente necessita. 
-Reutilize e reaproveite os seus artigos usados, prolongando deste modo o seu fim de ciclo de vida. 
-Compre artigos que tenham um baixo impacto ambiental, como sabonetes e detergentes livres de fosfatos e automóveis menos poluentes. 
-Evite comprar produtos artesanais (como lembranças, souvenirs, artigos decorativos), que incluam na sua confecção materiais provenientes de espécies ameaçadas ou em risco de extinção, como é o caso do Coral Negro, ou de chifres de rinoceronte, dentes de elefantes, marfim, peles, etc, deste modo estará a dar uma preciosa ajuda na preservação das espécies. Lembre-se se não houver compradores, deixa de haver tanta oferta.

Se todos contribuirmos um bocadinho hoje, a natureza agradece e estaremos ao mesmo tempo a garantir o futuro das próximas gerações, sem o comprometermos!
MIA PÚRPURA

MUITA LUZ!

Fonte da IUCN: http://iucn.org/

5 comentários:

  1. Bravo Ana.
    Amei seu post.
    Que todos possam desta forma ajudar a preservação das especies do planeta.
    Por mais que ache que são cabeças duras. Mas enquanto estiver forças lutaremos para um mundo mais saudável. Parabéns.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Verinha, eu também não vou desistir de tentar nunca. Votos de um lindo e Iluminado fim de semana.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  2. Olá Ana Maria, e um problema global que afeta todos os países
    e deve agir rapidamente, pois se os animais desaparecem scomparianìmo também.
    Desejo-lhe um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grazie Tiziano. Indubbiamente che se la biodiversitá sparisce, l'umanitá scomparirà anche.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  3. Se não protejermos, logo não teremos o que olhar, o planeta se tornará estéril...
    Tenha um lindo final de semana amiga querida.
    Beijinhos de luz.
    Lua

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...