terça-feira, 30 de outubro de 2012

SAMHAIN


No Hemisfério Norte, celebramos amanhã Dia 31 de Outubro o Samhain. As celebrações começam geralmente ao final do dia de hoje, ao cair da noite. Esta noite é aquela em que o véu que separa o mundo material do mundo espiritual, se encontra muito ténue e fino, permitindo assim que o contacto com os nossos ancestrais seja mais facilitado. É neste momento que se celebra a última das colheitas, numa preparação para o Inverno que se avizinha. Para os Celtas esta noite dividia o ano em duas estações, o Inverno e o Verão. Para os Celtas, Samhain representava pois o início do novo Ano Celta. Samhain representa a entrada na parte fria e sombria da Roda do Ano Celta, é em Samhain que as fogueiras são acesas para que os espíritos do outro mundo possam encontrar o seu caminho para o chamado País de Verão. Este é um excelente dia para terminar e começar novas coisas. É o dia ideal para honrar os mortos, e de celebrarmos para isso a reunião da família ou grupo, na chamada Festa Ancestral, com o propósito de nos conectarmos com os que já partiram, geralmente esta ceia realiza-se em silêncio, é da tradição deixar um lugar à mesa, para os ancestrais que já cruzaram os portais deste mundo. Para todos aqueles que não possuem famílias, nem grupo, para celebrar os seus ancestrais, é costume deixar alimentos do lado de fora da casa, na porta de entrada, em homenagem aos seus amigos e familiares já desencarnados. É também tradição nesta noite deixar uma vela acesa na janela da casa para auxiliar e guiar os espíritos, ao longo da sua caminhada ao nosso mundo e para que eles possam encontrar o seu caminho de volta. Nesta noite a magia paira no ar, os povos antigos costumavam colocar várias maçãs num barril grande cheio de água, as mulheres reuniam-se à volta do barril e a primeira mulher que conseguisse apanhar uma das maçãs, seria a primeira a casar no novo ano. Na antiga Escócia, colocavam-se pedras escondidas entre as cinzas das lareiras para elas “descansarem” durante a noite. Se alguma dessas pedras fosse descoberta durante a noite por alguém, isso representava a morte iminente de algum dos seus moradores durante o próximo ano.

Uma curiosidade: as famosas máscaras de abóboras -Jack O’Lantern- como são conhecidas mundialmente, tiveram a sua origem na Escócia e na Irlanda. Estas máscaras de abóboras eram usadas por pessoas que precisavam mesmo de sair de casa durante esta noite de Samhain, então as sombras provocadas pela face esculpida das abóboras, acreditavam ter a virtude de afastar os maus espíritos e os outros seres do outro mundo que vinham nesta noite para perturbar. Também era costume deixar abóboras gigantes esculpidas em máscaras nos batentes das janelas e em frente à porta da entrada da casa, para proteger toda a casa nessa noite.


Para comemorar o Samhain pode fazer algumas coisas como:

Queimar pedidos – Este é um dos tradicionais rituais de Samhain. Você vai precisar de:
2 pedaços de papel em branco
1 lápis
Álcool de Cereais (na falta dele, use álcool normal)
Folhas de louro
E o seu caldeirão

- Num dos papéis escreva tudo aquilo que você quer ver afastar da sua vida, como doenças, obstáculos, pessoas indesejadas e dificuldades, entre outras.
- No outro papel escreva tudo aquilo que você que ver atraído para a sua vida, como saúde, prosperidade, sucesso, amor, etc.

Atente, que tem de ser muito específico nos seus pedidos e tem de assinar no final e colocar a seguinte frase:
“Que tudo isto seja correcto e para o bem de todos”

Coloque então um pouco de álcool no fundo do caldeirão, acenda-o e deite lá para dentro do fogo, o 1º papel, o que contem o que escreveu aquilo que queria afastar. Enquanto o papel queima, mentalize todos esses aspectos negativos a serem afastados. Peça à Deusa e ao deus que todas essas forças negativas sejam eliminadas e que todo o mal seja banido. Agora espere até o fogo se apagar.
Depois disso deite mais um pouco de álcool, no caldeirão com muito cuidado, (pois não se esqueça de que ao colocar álcool, num recipiente já quente ele pode muito rapidamente entrar em combustão). Deite para dentro do fogo o 2º papel onde escreveu tudo aquilo que você quer atrair para a sua vida. Deite também as folhas de louro nas chamas, mentalizando as coisas boas que você quer atrair para a sua vida. Deixe o fogo terminar e concentre-se então no fumo, provocado pelas folhas a subir aos céus e nesse momento peça que os seus pedidos se elevem ao mundo dos Deuses.

Entrançando uma Corda de Bruxa – Entrançar uma Corda de Bruxa, é por si só, um acto tradicional nesta noite de Samhain, pois as cordas simbolizam o cordão que nos liga a todos ao outro mundo e são ao mesmo tempo a representação simbólica do nosso cordão umbilical que todos trazemos à nossa chegada à vida terrestre. Para fazer esta corda, deve de usar as cores que signifiquem aquilo que você quer atrair para a sua vida, neste novo ano mágico que agora se inicia. Confira as cores:

Branco: Harmonia
Vermelho: Afastar Inimigos, vencer Obstáculos e Atrair Coragem
Laranja: Sucesso e Prosperidade
Rosa: Amor
Preto: Afastar o Azar e Protecção
Verde: Abundância
Amarelo: Saúde e Sorte nos Negócios.

Você pode no máximo escolher até 3 cores diferentes, que representem assim os seus desejos para o novo ano. Comece por cortar os fios com a medida da sua altura, então comece a entrançar os fios, sempre mentalizando as coisas boas que você quer atrair para a sua vida, pedindo à Deusa e ao deus, que abençoem a corda que você está a entrançar. Quando tiver terminado, costure ou cole, como preferir símbolos ao longo da corda que representem o seu objectivo, como corações, moedas trevos, etc. Coloque a sua corda sobre o altar e consagre-a, durante esta noite. Depois pendure a corda da bruxa num lugar na sua casa e sempre que a visualizar lembre-se dos objectivos que a levaram a confeccioná-la, deste modo a sua vontade será sempre activada. 

Você pode ainda fazer coisas mais simples como:
- Acender uma vela laranja à meia-noite para atrair sorte neste novo ano que se inicia.
- Fazer oferendas de maçãs e pães no jardim, para os seus ancestrais.
- Fazer um altar com fotos dos seus ancestrais e colocar oferendas como demonstração do seu reconhecimento e agradecimento pelos seus feitos aqui na terra.
- Confeccionar vassouras.

Nesta noite as comidas e bebidas sagradas são:
Maçãs, Romãs, Nozes, Cidra, Vinho Quente, Abóbora, Chás de Ervas e batatas.

Pedras: Ônix, Obsidiana Floco-de-neve, Âmbar, Turmalina Negra, Granada, Hematite e Cornalina.

Ervas: Mirra, Sálvia, Menta, Artemísia, Noz-Moscada, Musgo, Alecrim, Calêndula, Mandrágora e Louro.

Desejo a todos Vós, um Auspicioso e Próspero Samhain!


A todos os amigos que se encontram no hemisfério Sul, 
Desejo Um Auspicioso Beltane!

MUITA LUZ!

Este Texto foi escrito de acordo com o Antigo Acordo Ortográfico!

Imagem retirada da net, desconheço o autor.

10 comentários:

  1. Bons festejos!! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Que lindo Ana Maria.
    Não conhecia, mas amei conhecer.
    Boas festas para você...beijinhos no coração sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Teresa, Obrigada.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  3. Feliz Samahim!!!!!!
    Que você tenha muitos doces e travessuras, rsrsrs
    Que as reflexões dessa noite mágica e iluminada, guie sempre seu caminho.
    Bençãos e alegrias infinitas.
    Beijinhos de abóboras.
    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lua amiga, obrigada. desejo-lhe um Próspero Beltane!!!
      Que este novo ciclo que vai entrar seja auspicioso e cheio de bençãos. Acenda uma linda fogueira por mim. Que a deusa a guie e a proteja.
      Beijinhos de doçuras e travessuras!
      Ana Maria

      Eliminar
  4. Desejo tudo para vc

    ENQUANTO HOUVER AMIZADE...

    Pode ser que um dia deixemos de nos falar.
    Mas, enquanto houver amizade,
    faremos as pazes de novo.
    Pode ser que um dia o tempo passe.
    Mas, se a amizade permanecer,
    um do outro há de se lembrar.

    Pode ser que um dia nos afastemos.
    Mas, se formos amigos de verdade,
    a amizade nos reaproximará.

    Pode ser que um dia não mais nos vejamos
    Mas, se ainda sobrar amizade,
    recordaremos bons momentos mesmo distante um do outro...

    Pode ser que um dia tudo acabe.
    Mas, com a amizade
    construiremos tudo novamente,
    cada vez de forma diferente,
    sendo único e inesquecível cada momento...

    bjs

    Selma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Selma, amiga do coração lindo este poema, extraordinário, Amei! Obrigada Selma.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...