sábado, 6 de outubro de 2012

LEITE DE BURRA PRODUÇÃO NACIONAL


Os dois Produtores Nacionais, Filipe Carvalho e Miguel Carvalho exportam 99% da produção de leite de burra em pó. A Ach Brito é o seu único cliente nacional.

Cada a vez mais raro e alvo de crescente procura, o leite de burra, que apresenta grandes semelhanças com o leite materno humano, tem aplicações possíveis na alimentação e indústria cosmética. Assim em 2008 nascia a Naturasin – Criação de Gado Asinino, Lda comprometida com a preservação dos burros da raça de Miranda, a única raça Autóctone da espécie e com a afirmação do projecto que ambos tinham em mente, no Couço, em Coruche. Neste momento o leite de burra – em pó, como produto final liofilizado – já chega a vários Países da Europa e à Ásia, originando sabonetes, cremes e artigos de cosmética. Estes destinos representam 99% da produção nacional, ficando uma pequenina parte, mas não menos importante, reservada à empresa nacional de produtos de luxo a Ach Brito.

O leite de burra desde há muito que é conhecido pelas suas propriedades, consta da história que Cleópatra tomava banho em leite de burra, para conservar a elasticidade e beleza da sua pele, para cada banho, era necessário ordenhar 300 burras.

A composição do leite de burra é muito semelhante à do leite humano, sendo muito rico em nutrientes essenciais e oligo-elementos, tais como proteínas lácteas, vitaminas, carité, cálcio e minerais, o que lhe confere as propriedades restauradoras e renovadoras, dando maior elasticidade e vitalidade o que se reflecte numa pele mais jovem e sã.

Na alimentação este leite desde sempre foi utilizado como leite de substituição, no Hospital des Enfants Assistés, em França o Doutor Parrot, fez publicar no boletim oficial da medicina em 1882 que: “As instalações onde estão as burras devem de ser cuidadas, arejadas e limpas; devem comunicar com o dormitório das crianças. As crianças mamam 5 vezes por dia e 2 vezes durante a noite. Uma burra pode alimentar 3 crianças de 5 meses.”

As qualidades do leite de burra são reconhecidas ainda na área da medicina, e já era utilizado pelos Gregos e Romanos. Recentemente um grupo de cientistas Indianos, atribuiu qo leite a qualidade de restabelecer o sistema imunitário humano. Realizaram um trabalho intitulado “A cure from Donkey’s milk? Immuno-stimulants in milk could provide cure for cancer, TB also” trabalho esse que foi publicado no Indian  Jornal of Medical Sciences em Novembro de 1999.

Hoje em dia a sua forma mais utilizada é em cremes e sabonetes para o rosto e para o corpo.

Como curiosidade actualmente em Itália o leite de burra ainda é utilizado como leite de substituição em diversos orfanatos e em crianças com reacção à lactose. 

MUITA LUZ!







12 comentários:

  1. Oi Ana Maria
    Só tá faltando eu tomar leite de burra em pó para sarar bem.
    Obrigada pela visita
    Lua Singular

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dorli, experimente, quem sabe?
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  2. Gracias por tu visita, tus palabras y quedarte en mi casa.
    Yo también me quedo en la tuya.
    Un beso y buen domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita Maribel, sinta-se bem sinta-se em casa.
      Votos de um Iluminado Domingo.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  3. Nossa, estou completamente surpresa com tantas qualidades desse leite.
    Alimentação de crianças foi o que mais me espantou, nunca soube disso, muito grata por esclarecer essa sua amiga completamente leiga sobre esse assunto, e mais uma vez agradecida por me apresentar esse sabonete maravilhoso e aromático, agora é eu ter coragem de usar, pois ele é tão gostoso que pego ele e fico a inalar seu perfume, rsrsrs

    Tem presentinho para você no "natureza" que eu ganhei e estou compartilhando com você, fique a vontade para trazer para cá ou não.
    Bom domingo amada amiga.
    Beijinhos de raios de sol.
    Lua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amada Lua, decidi postar sobre o leite de burra, pois como viu tem propriedades mesmo incríveis e poucas pessoas o conhecem. Aliás, antigamente as pessoas nem pensam, como é que se fazia quando as crianças eram alérgicas à lactose, pois bem davam leite de burra e de cabra sabia? Pois ambos possuem um teor muito reduzido de lactose. Mas use e abuse desse sabonete, no Natal, tem mais…
      Beijinhos de algodão doce!
      Ana Maria

      Eliminar
  4. Hola Ana Maria, gracias por tu visita. No sabia que tenia tantas propiedades la leche de burra. Habrá que probarla haber que tal.
    Besitos y Feliz Inicio De Semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Arcoiris, experimente um sabonete e verá, como amacia e hidrata a sua pele.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  5. Ana Maria,que postagem interessante!Nunca experimentei leite de burra e nem ouvi falar desses sabonetes,mas agora vou prestar atenção quando chegar ao Brasil!bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anne, não sei se aí no Brasil tem mas se quiser experimentar, terei todo o prazer em enviar-lhe um. Dê-me o seu mail e eu envio, sem problema.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  6. Ei me diga, leite sem lactose?
    Eu não conhecia esse leite e fiquei interessado.
    Digo isso por minha alergia e por minha mãe.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, amigo vou-lhe mandar uma nsn.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...