domingo, 14 de outubro de 2012

AJUDE A SALVAR O LEGADO DO PRÉMIO NOBEL DA PAZ, MUHAMMAD YUNUS


Como sempre venho aqui pedir a vossa preciosa ajuda. Mas vamos começar pelo princípio.

Muhammad Yunus, banqueiro do Bangladeshe, ganhou o Prémio Nobel da Paz, em 2006, por ter desenvolvido e concebido um sistema de micro-crédito e de micro-finança  criando o Banco Grameen, que veio permitir que milhões de mulheres saíssem da pobreza extrema em que se encontravam, através de pequenos empréstimos que ele concedia para que elas comprassem, animais ou equipamentos, como máquinas de costura, que foram utilizados como o ponto de partida para que estas mulheres, pudessem ganhar o seu próprio dinheiro e assim sustentar as suas famílias. Este banco nunca foi igual nem parecido aos bancos que todos nós conhecemos, pois além do facto de só emprestarem dinheiro às mulheres mais pobres do Bangladeshe, também permite que elas próprias gerissem o próprio banco, pois elas fazem parte da maioria do quadro de accionistas do Banco Grameen, e 9 das 12 cadeiras do Conselho do banco, são ocupadas por mulheres vindas de aldeias. Devo de vos confessar que Muhammad, é uma pessoa que eu admiro muito, formado em Economia no Bangladeshe e Doutorado nos estados Unidos, foi ainda professor na Universidade de Dhaka, apesar do seu currículo não ficou alheio às imensas dificuldades das pessoas mais pobres, em 1976 que não conseguiam sequer obter empréstimos na aldeia de Jobra, não nos podemos esquecer que na altura, era ainda mais um Bangladeshe muito empobrecido e recém-separado do Paquistão. Como estas pessoas não podiam oferecer garantias, os bancos pura e simplesmente recusavam-lhes pequenas quantias que lhes permitiriam comprar materiais para trabalhar e vender. Mas eis que surge então Muhammad Yunus, que acredita que todo o ser humano possui instintos de sobrevivência e de auto-preservação e apresenta como prova, os milhares de pessoas pobres que existem em todo o mundo, em que mesmo miseráveis, conseguem contornar ao máximo esta situação. Sendo assim segundo Muhammad, a forma mais efectiva de ajudar estas pessoas, é incentivar o que elas já têm, o seu instinto. Quando conferimos recursos a estas pessoas, por pouco que seja, conseguem sempre melhorar a sua condição de vida, utilizando e servindo-se do seu já bom senso de sobrevivência.

É agora aqui que entra a vossa ajuda, passo a explicar:

Em 2011 Muhammad Yunus demitiu-se segundo a imprensa, mas na verdade foi demitido pela Primeira-Ministra do bangladeshe Sheikh Hasina e que agora pretende assumir o controlo do Banco Grameen. Esta reviravolta vai com toda a certeza acabar por destruir a esperança de milhares de mulheres, pois já se está mesmo a ver a sede de ganância, que motiva todo este processo, não é mesmo? Pois Hasina, já está envolvida em uma série de escândalos no seu País, pessoa com boas intenções de Prémio Nobel, ela não tem mesmo.

A Avaaz.org, decidiu então lançar um apelo mundial, através de uma petição, no sentido de ajudar a salvar o Banco Grameen, além disso se conseguir mostrar que existe de facto uma reacção negativa da opinião pública mundial, podemos força-la a voltar atrás e a reconsiderar a sua decisão. É aqui que eu peço a sua ajuda, assine esta petição urgente, as mulheres pobres, mas dignas e trabalhadoras no bangladeshe precisam da sua ajuda. 


Participe, não fique indiferente, assine!
Hoje pelos outros, Amanhã por nós!


MUITA LUZ!

Para mais informações visite o site da Avaaz em:http://www.avaaz.org 





6 comentários:

  1. Já assinei minha petição, pois acredito nessa idéia, a onde com pouca ajuda, todos podem evoluir.

    Amada tenha uma semana de paz e alegria.

    Beijinhos e beijocas a todos.
    Lua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Lua, esse banco tem de continuar a existir como sempre existiu e a ajudar estas mulheres. Eu também divulguei aqui porque acredito, nas convicções de Muhammad Yunus quando criou este banco, Por isso assinei e espero que muita gente assine também.
      beijinhos de esperança!
      Ana Maria

      Eliminar
  2. Que linda trajetória, obrigada por compartilhar, é claro que vou assinar, admiro muito a tua iniciativa, obrigada por fazer diferença nesse mundo, também quero fazer. Desculpe nao ter vindo tão seguido aqui, mas saiba que tens a minha amizade, o meu apoio no que tiveres como luta, meus parabéns, amiga, Ana Maria, meus respeitos e congratulações, bjo grande. Um bom domingo prá ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eva, obrigada por assinares esta petição, vai fazer toda a diferença para estas mulheres no Bangladeshe. Eva, obrigada pela sua amizade.
      Votos de um Iluminado Domingo.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  3. Minha querida Amiga Ana Maria.
    Obrigada por compartilhar este texto tão importante para todos nós.
    Já assinei e espero que muitos assinem.

    Fiquei muito feliz por vc ter estado no meu cantinho.

    Amiga uma boa semana.

    bjs

    Selma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Selma, obrigada por assinar a petição. É muito bom visitar o seu cantinho.
      Beijinhos de luz!
      Ana Maria

      Eliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...