terça-feira, 1 de maio de 2012

CORDYCEPS SINENSIS


Um Pouco de História



Cordyceps sinensis é um cogumelo raro, único e exótico que cresce nas montanhas do Tibete, Nepal e China. Este cogumelo possui uma história muito antiga perdida nos tempos da Medicina Tibetana e da medicina Tradicional Chinesa.
Contam-se algumas histórias de que os antigos pastores de iaques nos Himalaias, começaram a notar que os seus animais depois de pastar tornavam-se mais energéticos e revigorados, foi então que intrigados com tal acontecimento, procuraram nos pastos algum tipo de ervas diferente e encontraram este fungo.
O primeiro registo escrito sobre este fungo remonta ao ano de 620 ac, que relata que um fungo de alta altitude foi reservado para uso medicinal exclusivo de Imperador, que o consumia inserido numa sopa medicinal, para lhe proporcionar fertilidade, mais vigor e uma melhor saúde em geral. Por volta de 1400 ac também se verificaram registos e detalhes relacionados com o Cordyceps nos Himalaias, onde os monges mencionavam os seus benefícios relacionados com a energia e a melhoria de saúde global. O Ocidente ficou a conhecer o fungo por volta de 1700 dc, quando um Padre Católico Português ficou como convidado de honra do Imperador e lhe foi apresentado este cogumelo poderoso e raro, o qual provou na sopa, juntamente com o Imperador. A partir daí esta informação foi trazida para o Ocidente, onde apareceu na literatura médica ocidental, mas com muitos poucos detalhes. 

Mas Afinal o que é Cordyceps  sinensis?

Existe uma espécie de lagarta, que ao contrário das outras habita debaixo da terra, alimentando-se de um fungo, quando a lagarta se dirige para a superfície para sofrer a sua metamorfose e se transformar em borboleta, o cordyceps aproveita a temperatura amena e mumifica a lagarta, que lhe serviu de hospedeiro ao retirar todos os seus nutrientes que usa para si, cresce e sobe à superfície. Mantendo-se no entanto agarrado à lagarta mumificada. 
Gostaria aqui de salientar que existem mais de 680 espécies de Cordyceps, mas nem todas são utilizadas medicinalmente. 
As espécies medicinais são:
Cordyceps sinensis; Cordyceps militaris; Cordyceps pruinosa e Cordyceps ophioglossoides

Na europa a ideia de consumir um fungo (ou seus derivados) que cresce a partir de um insecto, é para muitos repugnante, independentemente dos benefícios para o seu sistema imunológico, ou para a sua saúde em geral, mas em sítios como os Himalaias, ou no Nepal, esta sempre foi uma dádiva da natureza que eles souberam aproveitar para melhorar a sua saúde, além do que sempre desde tempos imemoriais naqueles lugares este fungo fez parte da Medicina Tibetana e popular, sendo conhecida por todos os habitantes como um excelente auxílio no tratamento de várias doenças. 

Muitos sorrisos e alegria, quando os habitantes encontram o Cordyceps, é costume procurarem-no em família. 
Estas fotos foram tiradas em Kongpo Barla, a 4400 m de altitude, na província de Meldrogomgkar. Nos Himalaias.

Os seus benefícios são:
Ajuda a regular os níveis de colesterol; Estimula todo o sistema imunitário; Alivia os sintomas de várias doenças respiratórias; Aumenta os níveis de energia, pois aumenta o nível celular de ATP e de oxigénio; Regula as Funções renais e hepáticas.

Os seus Componentes Activos Nutricionais incluem:
Aminoácidos essenciais e ácidos gordos; Vitaminas como vitamina B1, B2, B12, E e K; Minerais, incluindo Magnésio, Sódio, ferro e Potássio entre outros; Enzimas; Esteróis e Proteínas.
Outro elemento activo muito importante é o ácido cordicepina, que actua como um anti-oxidante e ajuda em todo o processo metabólico. Continuam os estudos a este fungo no ocidente, no entanto parece não existir dúvidas quanto à importância do Cordyceps sinensis no que diz respeito ao melhoramento da função de cada célula, através dos nutrientes que o compõem.


Infelizmente, hoje em dia o Cordyceps sinensis encontra-se em vias de extinção, devido à procura desenfreada de suplementos feitos à base deste fungo. A sua procura é tão grande que atinge preços exorbitantes. Como resultado muitos agricultores aprenderam a cultivar o cogumelo sem o uso de insectos, dando deste modo origem à adulteração do fungo e originando até casos de envenenamento já relatados. Isto acontece porque alguns destes agricultores adicionam nutrientes como chumbo para aumentar o peso do cordyceps e desta maneira lucrarem mais, isto é uma prática comum em Países como o Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
Deixo aqui este alerta para que não comprem Cordyceps sinensis e seus derivados, como sejam os suplementos alimentares, pois correm graves riscos de sofrer intoxicações devido à adulteração do fungo. Como o podem adquirir? Através de habitantes locais que o comercializam. Vejam sempre a origem dos produtos que adquirem através nos rótulos!

O Cordyceps sinensis, está efectivamente sob a ameaça de extinção porque o seu preço no mercado é bastante alto e sabem porquê?
Porque este fungo só sobrevive a uma altitude de pelo menos 3500 metros acima do nível do mar, de modo a possuir todas as características que o tornam tão raro e especial, tornando assim a sua colheita bastante difícil.  

Mais uma vez, o homem devia de aprender que a natureza é sábia e de que de nada adianta fabricar artificialmente o que a natureza produz naturalmente!

MUITA LUZ!

Fontes: 
Todas as fotos são da Autoria de Daniel Winkler.  

8 comentários:

  1. Olá boa noite, hummm como é bom saber que as coisas naturais podem nos dar tantos benefícios, quem sabe assim acabe um pouco dessa coisas fabricadas e as pessoas comecem a dar mais atenção a natureza ...

    Nós passamos aqui pra deixar um olá, e tbm desejar a vc
    e seus entes queridos uma maravilhosa semana.
    Deixamos tbm uma oração do trabalhador ..

    Óh Deus!
    Eis-me aqui para iniciar uma nova jornada de trabalho e exercer minha profissão com dignidade e amor.
    Eu te ofereço o meu suor, minhas lutas, alegrias e dores;
    Agradeço-te pelo emprego que tenho e pelo pão de cada dia.
    Peço-te, em especial, pelos desempregados.
    Faze com que superem com fé e esperança essa dificuldade, para sustentar suas famílias.
    Senhor Jesus, operário de Nazaré, inspira-me a ser um bom profissional e amigo de todos.
    Dá-me saúde para trabalhar todos os dias e proteja-me dos acidentes.
    Concede a mim e aos meus companheiros detrabalho uma jornada feliz.
    Tu, que és o Mestre de todas as profissões,
    derrama tua benção sobre todos os trabalhadores.
    Que assim seja.

    Pra você nosso carinho hoje e sempre!

    AbraçâO!

    Rafa e My

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá R&M, obrigada pela oração do trabalhador, adorei!
      Desejo-vos uma linda semana.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  2. Olá Amiga Ana!!!
    Agora temos você também no facebook né?!
    Super legal!!!
    Nossa, eu não conhecia esse fungo e olha que aqui no Japão, todos amam qualquer tipo rs
    Infelizmente o homem destrói quase tudo em que coloca as mãos.
    Nosso planeta que o diga...
    Ótimo post, ótima dica!!!
    Beijos mil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo do coração, pois é, embora eu tenha de lhe confessar que vou pouco ao facebook, prefiro sem dúvida navegar pelos blogues amigos eheheh.
      Obrigada e uma feliz semana para você.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  3. Amada passando para respirar um pouquinhos dos ares de Portugal, rsrs

    Estou oferecendo um selinho de comemoração.
    Espero que goste e traga com você.
    Beijinhos de estrelas.
    Lua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigaaaa, obrigada, vou agorinha mesmo lá.
      Beijinhos de purpurina.
      Ana Maria

      Eliminar
  4. Ana Maria eu adoro vir aqui, sabe os teus textos são variados e muito bem escritos, adorei saber sobre o fungo, e quero te agradecer o carinho de teu comentário, o qual concordo plenamente, mostra a visão aberta que você tem, beijos Luconi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luconi, obrigada pelas suas palavras. Adoro muito visitar os seus blogues, são uma paz para a minha alma.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...