domingo, 18 de março de 2012

BONSAIS - ULMEIRO CHINÊS


Este é o meu Ulmeiro tem 18 anos e já está a recuperar da praga de aranhiço felizmente.

Ulmus Parvifolia - Ulmeiro Chinês
Esta espécie pertence à família das Ulmáceas e é originária da China, Japão e da Coreia. Por vezes também é conhecida como Zelcova Chinesa. É uma árvore de folhagem semicaduca ou caduca, apresentando folhas pequenas. É uma árvore muito interessante como bonsai pois tem uma ramificação fina, sendo de fácil modelação e a sua casca com o avançar da idade cria uma espécie de escamas no seu tronco.

Como localização, o Ulmeiro geralmente gosta de estar no exterior, no entanto suporta muito bem viver no interior, como é o caso do meu Ulmeiro, desde que esteja exposto à luz e ao Sol, sem que exista climatizações por perto. No meu caso, eu como a minha varanda é virada a Sul, criei uma espécie de meia sombra com canas de bambú que o deixam apanhar sol, mas sem ser em demasia.
Quanto à rega, depende muito e requer uma atenção constante e permanente, no entanto o nascer das “folhas novas” o consumo de água é maior, tornando-se mais moderado com o “amadurecer” das folhas.

No que diz respeito à nutrição, regra geral começa-se em Fevereiro e vai até Outubro, no entanto devido às alterações que se tem verificado no clima, eu este ano comecei a aplicar MicroBonsai em meados de Janeiro e como podem ver pela foto, parece que não fiz asneira, pois o meu ulmeiro apesar de ter apanhado uma praga de aranhiço está resistente e de boa saúde.


Podas: Este tipo de árvore responde muito bem a podas drásticas, devendo no entanto estas ser feitas no final do Inverno, ou no Verão depois de se ter feito uma defoliação. Como poda de manutenção deve de deixar crescer mais ou menos 7 a 8 folhas novas e depois cortar pela primeira.
O Transplante deve de ser efectuado com cuidado em finais de Janeiro depois das geadas, ou então antes de ele iniciar a brotação sempre tendo o cuidado de ao transplantar fazer uma poda forte ou uma defoliação total. Pode ser aramada durante todo o ano.

MUITA LUZ!

17 comentários:

  1. Amiga amo bonsais, mais não tenho nenhum, rsrs
    Todas as minhas plantas são do lado de fora e grandes, mais acho essas miniaturas de árvores as coisas mais encantadas. Quero um dia me aventurar a ter.

    Agora sobre sons de "harpa", ontem quando li seu comentário (Era por volta das 1:30 da madrugada), tinha chegado e estava eu e Sol colocando os assuntos do dia em dia, li seu comentário sobre "O Deus Angus", A "Sol" estava logada na internet, pedi para ela fazer uma busca, ela adicionou como meus favoritos na minha página do youtube tudo que ela achou, no final ficamos ouvindo as músicas até quase 3:00, rsrs
    Clique no link que você vai para la, espero que goste e seja isso que faltava para você sorrir mais.
    Se por ventura não tiver o programa para baixar no seu "PC" me avise que te indico o que eu uso, ele é grátis.
    Beijos com sonoridades de harpa.
    Lua.

    http://www.youtube.com/user/Luasnegras?feature=mhee

    P.: Também te enviei um e-mail em resposta ao seu, outro assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vc mesmo Lua para se dar ao trabalho de uma coisa dessas, agradeça por mim à Sol, vou lá agora no Luasnegras. Mais que certo que vou trazer o mimo.
      Beijinhos de Joaninhas.
      Ana Maria

      Eliminar
  2. Volteiiiiiiiiiii.


    O Luas Negra esta em festa, estou oferecendo um mimo para os amigos, espero que goste e leve com você.
    Beijos de magia.
    Lua.
    http://luasnegra.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Olá!Bom dia!
    Como descendente de orientais, nem preciso dizer q gostei desta postagem.
    Muito bem descrito!
    Boa terça!
    beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Felisberto, seja bem vindo. Já visitei o seu blog, muito lindo.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  4. Feliz Ostara!!!!!!!!!!
    Que todos as bençãos cubra sua vida e sua casa.
    Tenha uma linda prima vera.
    Beijos de flores.
    Lua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, Feliz Mabon para vc.
      Beijinhos de folhas douradas.
      Ana Maria

      Eliminar
  5. Amei seu espaço, adoro bonsai, ainda não tive a oportunidade de ter um, mas no final do ano, se tudo der certo mudo para minha casa e ai sim, quero ter, essas dicas são excelentes. Obrigada pelas palavras gentis que me deixou no blog, realmente foi um choque para mim a perda do outro blog, mas sabe que com tanto apoio estou me alegrando novamente, estava na duvida se ia dar continuidade a outro ou desistir de vez, mas resolvi ir em frente, Deus abençoe por tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia, o espírito é esse mesmo, continuar em frente. Grata pela sua visita. Desejo-lhe um feliz começo de Primavera.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  6. Olá,

    Gostei do post e do seu blog!

    Por aqui fico!

    Saudaçao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa, seja muito bem vinda aqui no meu cantinho. Já fui visitar o seu blog e fiquei comovida com o poema que vc escreveu, achei muito lindo, Parabéns!
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  7. Ana querida! Fiquei muito feliz com tua visita! Da última vez que tentei não consegui pois havia algum problema relacionado a malware! Graças a Deus você resolveu! Admiro quem cultiva Bonsais, acho lindo! Tenho vontade de ter um... Amiga, espero que gostes e aceitas a idéia, se não não tem problema! Te agendei para participar do "Blog Novo" na semana que se inicia em 21 de maio! Uma quarta-feira abençoada! Beijo no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elaine que bom te ver de novo! Não tem problema em me ter agendado para o "Blog Novo" vou agora lá ver do que se trata. Obrigada pelo convite. Desejo-lhe uma maravilhosa semana.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar
  8. Que lindo!!!
    Eu sou péssimo para plantas.... rs
    Amiga, me passa seu email?!
    Ai te explico o que é mirin... rs
    Beijosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo do coração, pelo menos vc é óptimo com os animais e isso já é uma benção. Vou lá no teu sítio te deixar o meu mail.
      Beijinhos de estrelas.
      Ana Maria

      Eliminar
  9. Olá!Bom dia!
    Vim agradecer sua participação em meu blog!
    Muito feliz e honrado!
    Muito obrigado!
    Boa quarta!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Felisberto, eu é que agradeço muito a sua visita aqui, sinta-se sempre em casa.
      Beijinhos de Luz!
      Ana Maria

      Eliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...