terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


Umas das coisas que me fascinou logo na cultura Tibetana foi o facto de possuir uma ética muito clara e definida, bem como várias regras que quando aplicadas ao nosso quotidiano, nos permitem usufruir de comportamentos eticamente correctos, entre os quais evitar conflitos, e evitar irritarmo-nos constantemente durante o dia. Segundo o Budismo toda a acção negativa provoca consequências negativas para a pessoa que a praticou. Gostaria de esclarecer aqui um mal entendido que surge por vezes quando falamos em mudarmos as nossas atitudes. Ao adoptar os princípios do Budismo, não significa que eu tenha de me policiar a todo o instante, pelo contrário estes princípios servem de instrumentos para eu poder entender a minha estrutura interna e os meus hábitos mentais. Quando adoptamos comportamentos inadequados ou excessivos, os nossos padrões de comportamento físicos, mentais e emocionais geram condições para a manifestação de doenças. Assim sendo esses comportamentos são a origem imediata das doenças manifestadas no nosso corpo. Uma vez na posse destes conhecimentos, posso assim perceber os efeitos que certas atitudes tinham sobre a minha saúde. É fácil pois perceber que os objectivos destes princípios não são o de restringir ou de censurar toda a nossa espontaneidade individual, pois essa é uma identidade muito nossa que devemos preservar. Eu regulo-me segundo princípios como: 

Cumprir com a minha palavra de honra. Não deixar que nenhuma pessoa me impeça de agir com senso ético. Não me envolver em brigas ou discussões. Procuro agir com honestidade e respeito para com os meus parentes e amigos, mas também com todos ao meu redor.

Todos os seres sencientes possuem a oportunidade de libertação do sofrimento, porque a felicidade é um estado de espírito a que todos têm direito, inclusive os animais. 
Deste modo ao cuidar das suas atitudes e comportamentos, estará também a cuidar da sua saúde, permitindo ao seu organismo alcançar a longevidade. 

A MANTEIGA

A manteiga pode ser fabricada a partir do leite
Porque contém a gordura necessária para tal.
Não se pode fabricar manteiga a partir da água.
O garimpeiro encontra ouro nas rochas, não nas árvores.
Do mesmo modo, tentar ser como Buda só tem sentido
Porque a natureza Búdica já existe em todos os seres vivos.
Se esse potencial não existisse,
Todas as tentativas nessa direcção
Seriam uma perda de tempo.

Jamgôn Kongtrul

MUITA LUZ!

2 comentários:

  1. Tem post novo! Uma quarta-feira iluminada e repleta de bênçãos! Volta sempre, viu! Abraço fraterno e carinhoso!Ah! Teu blog possui aquelas letrinhas chatas da verificação de palavras p/poder postar um comentário! Porque você não tira?...
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
    http://twitter.com/@elaineaverbuch

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo convite Elaine. Hoje é um dia muito movimentado, estou de comemoração do Losar Lhakar, mas vou tentar dar uma passadinha lá no seu blog.
    Beijinhos de luz.
    Ana Maria

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

BURACO NEGRO

  Existem Dias  Em que Me Sinto uma Deusa, Existem Dias Em que Me Sinto Selvagem e Indomável, Existem Dias Em que me Sinto uma Desgraça Comp...