terça-feira, 1 de novembro de 2011

SABBATH SAMHAIN

No Hemisfério Norte: 31 de Outubro 
No Hemisfério Sul: 30 de Abril ou 1º de Maio
Outros nomes que lhe são atribuídos: Festa das Maçãs, Festa dos Mortos, Halloween, Todos os Santos e Dia de Maio (no Hemisfério Sul)
“Samhain” é uma palavra de origem Celta, que deriva de “Samana” o Deus da Morte. Este dia fica situado entre o ano velho e o ano novo, altura em que as fronteiras entre o mundo físico e o mundo espiritual se abrem, facilitando deste modo a comunicação entre os dois mundos. Homenageamos os mortos nesta época, relembrando os nossos antepassados ancestrais, parentes e amigos que faleceram. Segundo a mitologia Celta, a Deusa despede-se do Deus Conífero, que deixa o mundo físico e retorna à escuridão para só voltar a renascer no próximo Sabbath  Yule. O nome que popularmente se dá a este dia como sendo o “Dia das Bruxas” tem a sua origem na grande importância que o Samhain possui para a cultura celta, pois esta época serve para reflectir sobre toda a nossa vivência, reconhecendo os nossos erros, para que nos arrependamos deles e ao mesmo tempo tentarmos corrigi-los. As mulheres celtas sempre meditaram sobre a morte em Samhain, mas não como se ela fosse algo de muito assustador e negro, mas como um modo normal de purificação, pois a morte é sempre um renascimento.
Neste sentido o Samhain não é uma época de luto e tristeza porque nós acreditamos que as almas que desencarnam e deixam o mundo físico não morrem, apenas transitam para o mundo espiritual, situado num plano mais elevado do que aquele em que nos encontramos.
Gostaria aqui de referir que os sabbaths comemoram as transformações que se verificam na natureza, sempre de acordo com as estações do ano. As suas festividades são baseadas em lendas e crenças antigas da mitologia celta que celebravam o contacto e o respeito pela natureza. No calendário Celta, o ano era visto como um círculo, onde o fim de um ciclo marcava o inicio de um novo ciclo.
Os Sabbaths são ainda “Dias de Poder” quando são prestadas homenagens ao Aspecto Solar do Deus Conífero.
São épocas excelentes para a purificação e renovação das nossas energias.
Os Sabbaths são assim dias de festa para homenagear a Força da criação e da transformação da Natureza.
 Tenha um Auspicioso Samhain!
Muita Luz!

6 comentários:

  1. OLA AMIGA ANA MARIA TD BEM..SIM PODE DEIXAR QUE MANDO SIM OS GRAFICOS VOU MANDAR TODOS, SO QUE TENHO QUE TIRAR COPIAS AINDA PORQUE MEU SCANNER NAO CONSEGUE TIRAR O MEIO DO LIVRO QUE E MUITAS PAGINAS, ENTAO VOU TIRAR AS COPIAS E VOU SCANNEAR E NO DOMINGO TE MANDO TODOS ESTA BEM..DEPOIS DE PRONTO QUERO VER TA...AMIGA SEU BLOG TEM MUITA ENERGIA BOA, VC GOSTA DE BULDISMO TBEM SERA??E QUE VI TEM UMAS PALAVRAS BOAS E UMA ENERGIA BOA TBEM..CONTINUE ASSIM QUE VENHO LER SEMPRE ADORO AMIGOS COM ESSA ENERGIA ASSIM EU PROCURO PASSAR PRA TODOS OS AMIGAS TBEM BEIJOSSSS BOA SEMANA COM CARINHO NEUSA

    ResponderEliminar
  2. As comemorações da Roda do Ano, os Sababaths, são festas tão linda e ricas em tradição, que só engrandece os festejos das chegadas das estações.
    Feliz Samhain!!!!sempre.

    Travessuras e gostosuras, rsrsrs.

    Beijos de felicidade, amiga linda.
    Lua.

    ResponderEliminar
  3. Neusa, muito obrigado pelos gráficos, vai ser um imenso prazer bordar essas almofadas lindas. Eu sou Budista, sou pacífica e amo a natureza e os animais, mas acima de tudo previligio o respeito e compaixão para com todos os seres. Obrigado pelas suas palavras carinhosas sobre o meu blog, volte sempre, é um prazer receber a sua visita.
    Beijinhos de Luz"
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  4. Amiga Lua, por aqui o Samhain não podia ter corrido melhor, além dos rituais habituais, ainda teve pratos especiais, e doces e bolos e muito Amor! E por aí como correu o seu Sabbat? Espero que tenha sido bom.
    Beijinhos de Borboletas.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  5. Foi realmente lindo pois aqui eu comemorei o Sabbat de Beltane, pois estamos no meio da prima vera, quase verão e, a festa do Halloween,(que eu comemorei meu aniversário). Ganhei 2 bolos de amigos um bem típico roxo, com abóboras e aranhas, rssrs e outro mais romântico com morangos.
    Realmente foi muito especial, só faltou você.

    Fico muito feliz que as festas por ai tenha sido maravilhosas, pena que não pude provar suas "gostosuras culinária". rsrsrs.

    Beijos de travessuras, rsrs.
    Lua.

    ResponderEliminar
  6. Amiga Lua, fico feliz por ter corrido tudo bem. Pode deixar que eu quando nos encontrarmos vou fazer umas gostusuras culinárias para vc.
    Desejo-lhe um maravilhoso fim-de-semana.
    Beijinhos Mágicos.
    Ana Maria

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...