quarta-feira, 12 de outubro de 2011

GOSTA MESMO DE AVES? ENTÃO OFEREÇA-LHES UM NINHO!

Se gosta de aves saiba que pode ajudá-las dando-lhes um ninho. São gestos simples que podem ajudar a salvar e a cuidar destes animais, pois hoje em dia as nossas florestas não possuem àrvores velhas que possam servir de ninho principalmente às aves cavernícolas. No caso de possuir um quintal é mais fácil, mas quem vive em apartamentos na cidade também pode colocar na sua varanda um ninho artificial.
Esta imagem de ninho artificial, pertence à escola EB. 2,3 de Rio Tinto publicada no ano lectivo de 2004/2005. Hoje em dia muitas escolas continuam a praticar a colocação de ninhos artificiais nas suas imediações ou nos edifícios da própria escola, com uma taxa de ocupação excelente.
Existem vários tipos de ninhos que nós podemos fácilmente colocar nas nossas varandas na cidade, se tudo correr bem, este ninho urbano poderá ser ocupado por pardais, melros ou outro tipo de aves insectivoras que habitem na sua zona.
Se é criativo e empreendedor, deixo aqui uma sugestão de como fazer você mesmo o seu próprio ninho basta clicar no link a seguir:
http://lisboaverde.cm-lisboa.pt/index.php?id=6789

Adorei esta ideia da Câmara Municipal de Lisboa onde além de ensinarem a construir ninhos, também fornecem informação sobre as espécies e o tipo de ninhos mais adequados, esta iniciativa tem por nome "Aqui há ninho" excelente. Não se esqueça de que pode também colocar por perto uma simples garrafa de plástico com um furo grande lateral cheia de sementes que pode servir de comedouro para estas aves, pois durante o inverno os pássaros andam desesperados à procura de alimento, neste sentido um recipiente com sementes poderá ajudar bastantes pássaros a sobreviver. 
Esta bola de rede, como podem ver também é uma excelente ideia para comedouro.
Aproveite esta época para fazer ou comprar ninhos artificiais e idealize comedouros suspensos. Assim no final deste inverno já pode colocar os seus ninhos e dar as Boas Vindas aos seus novos moradores.

Em lugar de ter aves em gaiolas, vai ver que vai gostar de ter como companhia aves nos seus ninhos!

Mesmo na cidade, pense verde, pense na preservação do meio-ambiente e dos seus habitats,
A natureza agradece!

Muita Luz!

  

9 comentários:

  1. Que maravilha ótima idéia,parabens para a Câmara Minicipal de Lisboa,bela maneira de conviver com as aves,elas tendo a liberdade ir e vir quando quizer,sem gaiolas de preferência.Maraaaavilha!!!!!,adorei.
    Vim agradecer sua tão gentil visita no meu blog e por segui-lo também.Fico feliz e grata pro ter mais uma amiga, seja bem vinda.Estou levando o seu link-me.
    Bjos.

    ResponderEliminar
  2. Ana,

    ótima postagem, ótima idéia!!!
    Apesar de amar os animais, nunca tinha pensado nisso...
    Eu não tenho onde montar, mas vou espalhar a idéia com meus amigos japas que moram em casa...
    Parabéns pelos post!!!
    Bjssssss

    ResponderEliminar
  3. Amada irmã Ana Maria,

    Também admiro profundamente nosso amado CHICO XAVIER. Você resumiu tudo nestas belíssimas palavras: “com o passar do tempo fui percebendo que não era preciso conhecer a Doutrina Espírita para sentir no mais profundo do meu ser as palavras de CHICO XAVIER, bastava ler com o coração e tudo fazia sentido”. Realmente ao ler os livros de Chico só basta abrir a mente e sentir verdadeiramente nossos corações e tudo começa a fazer sentido.
    Não precisa agradecer minha doce irmã, para mim e gratificante escrever e falar sobre Chico Xavier.
    Sobre sua postagem adorei a ideia!!! Vou colocar em meu apartamento. Olhando por outro lado da postagem é muito triste saber que precisamos de ninhos artificiais para nossos bichinhos amados, é uma vergonha a destruição da natureza. Pobre homem que não evolui como os sábios animais!!!! Matam seu próprio lar todos os dias e se acham superiores. Onde iremos chegar? Se chegarmos!!!!

    Abraços de luz e beijos no coração

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Fênix, adorei o seu blog e o prazer é meu também por ter sua amizade:)
    Beijinhos de Luz!

    Ana Maria

    ResponderEliminar
  5. Olá Nós os Cachorros, muito obrigado por espalhar a ideia por aí, quem sabe não pega moda? os passarinhos é que ficariam a ganhar e isso seria maravilhoso!
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  6. Cara Irmã Esperança, grata pelas suas palavras, também para mim Chico Xavier é muito querido e é sempre um prazer poder falar de um Ser tão Iluminado quanto ele.
    Quanto ao meio que nos rodeia, tem toda a razão, e estas ideias só surgem porque os seus habitats são destruidos pelo homem, mas como não conseguimos evitar tamanha barbaridade, temos de ter ideias como esta para "remediar" da melhor maneira possível e minimizar os estragos feitos. Pode ser que com o tempo, estas aves consigam ter de volta os seus velhos troncos para nidificarem em vez dos ninhos artificiais que agora lhes dispomos, mas até lá não podemos baixar os braços, estas e outras criaturas que são diáriamente prejudicadas pelos homens, também só podem contar com a boa vontade de alguns homens para os ajudar e isto sim é uma grande ironia, mas é assim mesmo. Irmã Esperança muito obrigado por colocar esta ideia em prática no seu apartamento, os passarinhos da sua zona vão agradecer muito este gesto :)
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  7. Querida Amiga, tenho visitas ilustres no meu quintal todos os dias e sempre digo pra mim que vou fazer um comedouro, mais nunca sai, rsrsrsrs.
    Gostei muito desse ideia da bolo, vamos ver se sai do papel por aqui.
    Te desejo um final de semana de paz e tranquilidade.
    Beijos de amor.
    Lua.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Lua, as suas visitas iam amar uma casa nova e comida, quem sabe?
    Beijinhos de cristal.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  9. Hey there would you mind stating which blog platform you're working with?
    I'm planning to start my own blog in the near future
    but I'm having a difficult time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.

    The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I'm looking for something unique.
    P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!



    Feel free to visit my page: google.ca - ,

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...