quarta-feira, 5 de outubro de 2011

BONSAIS

Como Combater Pragas em Bonsais:
Como bonsaísta há muitos anos, é frequente me deparar com pragas de Pulgões, Conchonilhas ou Lagartas nos meus Bonsais. Como identificar? Em 1º lugar se não entende muito de Bonsais e não possui nenhuns conhecimentos de fitossanidade, aconselho que aos primeiros sinais de que algo não está bem com o seu Bonsai, recorra a um especialista em Bonsais. Se é aventureiro como eu e é um apaixonado por Bonsais, faça um curso de Bonsais, vale a pena o investimento, eu fiz os meus cursos na antiga LusoBonsai, com o José Machado. Como referência coloco aqui o link da Associação Lusitana de Bonsai onde pode encontrar resposta às suas dúvidas, pois o José Machado e a sua equipe não deixam ninguém sem resposta, ou mesmo fazer-se sócio.
http://www.albonsai.pt/

Apesar da identificação não ser nada fácil, depois de cometer muitos erros fatais com os meus Bonsais, fui aprendendo alguma coisa. Deixo aqui algumas fotos que talvez possam ajudar.

Esta é uma imagem de Pulgões, eles sugam a seiva das plantas e bonsais ao mesmo tempo que vão deixando nos ramos e brotos uma substância adocicada chamada "Honeydew". O que por sua vez possibilita o aparecimento de fungos como o "fumagina" ou fungo negro, que impede que o bonsai desempenhe as suas funções vitais, levando-o assim à morte.


Esta é uma imagem de Conchonilha. Existem várias famílias de conchonilha, como a Diaspididae, a Dactylopiidae, a Ortheziidae entre outras, apresentando várias formas e cores daí  a sua identificação ser mais dificil. De qualquer forma, esta praga costuma aparecer nas partes de trás das folhas, mas também aparece nos brotos novos, ramos e troncos dos bonsais.Tal como os pulgões também libertam nos Bonsais e plantas o "Honeydew", ao mesmo tempo que inoculam toxinas que provocam manchas, definhamento e a morte das plantas.  
Como prevenção e conforme aprendi, convém vigiar e estar atento aos seus Bonsais, basta 5 minutos por dia pois se o fizer pode detectar no inicio as pragas e outros problemas, eu costumo passar os dedos pela parte de trás das folhas e pelos ramos e tronco do bonsai, se os meus dedos ficarem a "pegar" e com uma substância colada neles estou perante um ataque destes insectos. Como prevenção costumo dar um banho de chuveiro nos meus bonsais regularmente,  mantém as folhas limpas e refresca os bonsais ao fim do dia. Ao longo deste tempo parece que as pragas não têm aparecido tanto.
Antes de aplicar fitossanitários, convém ter excluído outros factores como o excesso ou falta de água, a localização errada, falta de nutrientes, falta de luz, etc. As pragas combatem-se com insecticidas e com acaricidas, por experiência própria não é fácil encontrar à venda produtos desta categoria, específicos para Bonsais, mas a Bayer tem o "Confidor" insecticida sistémico que pode utilizar, respeitando sempre as regras de segurança. 

Entretanto e no caso de estar desesperado a procurar o produto e ainda não o ter encontrado, deixo ficar aqui um remédio caseiro que pode aplicar nos seus Bonsais logo no inicío da praga:

COMO PREPARAR SOLUÇÃO DE ÁGUA COM SABÃO:
Numa panela coloque 2 litros de água e deixe ferver, depois apague o fogão e adicione aos poucos 20 g de sabão azul e branco em barra cortado aos pedaços e vá mexendo sempre para derreter o sabão, mas devagar para não fazer espuma. Deixe arrefecer por completo.  Agora é só colocar num borrifador e aplicar nos seus Bonsais, borrife bem as folhas até na parte de trás e os troncos, eu prefiro tapar com um plástico o solo do bonsai quando estou a aplicar esta solução na parte aérea do bonsai, só no fim pulverizo o solo junto ao tronco. Repita o processo durante 3 a 5 dias.

Tenha especial atenção: Não deve durante este tratamento expor o seu bonsai ao sol, nem adubar. Passados os 5 dias, passe o seu bonsai pelo chuveiro lavando muito bem, mas mesmo muito bem as suas folhas,  ramos e tronco, pois se não o fizer a solução vai impedir o seu bonsai de respirar e nesse caso vai ser pior a emenda que o soneto. Convém nesta fase vitaminar muito bem o seu bonsai. Se verificar que ainda existem alguns insectos nas folhas ou ramos pode retirá-los com a ajuda de um cotonete embebido em alcool.

Cuide diáriamente do seu Bonsai.
Saudações Bonsaístas.

MUITA LUZ!


 

3 comentários:

  1. Amigaaaaaa, adorei as dicas, e sabe a 1ª foto, Pulgões, pois é, perdi meu cajueiro com essa praga, não consegui combater, fiquei tão triste. Sabe me dizer se essa receita serve para árvores grandes????Se servir, o sabão é do tipo pra lavar roupas????
    Vou aguardar resposta.
    Beijos amiga querida.
    Lua.

    ResponderEliminar
  2. Amiga Lua, essa solução que eu deixei aqui a receita, também dá para àrvores grandes sim, só que nesse caso vc tem de aumentar as doses, mas é fácil, veja se aumentar a quantidade de água para 10 litros, tem de colocar 100 gramas de sabão. Aqui o sabão em barra para lavar a roupa, é o chamado "sabão azul e branco" mas desde que seja em barra vai dar no mesmo. Amiga faça muita atenção no seguinte: para aplicar em àrvores grandes, só pode aplicar no final do dia quando o sol já não bater na àrvore, calçe umas luvas enxarque muito bem as folhas esfregue-as muito bem com as mãos à medida que as vai molhando com a solução, ramos e tronco e deixe actuar toda a noite, como não é benéfico apanhar sol durante este tratamento logo pela manhã com uma mangueira dou um valente banho na árvore para retirar bem a solução. Quando chegar ao final do dia repito de novo o mesmo tratamento com a soluçãp, repita durante 6 dias nas àrvores grandes. Se vir que consegue com um algodão embebido em alccol, limpar partes de trás das folhas e ramos pode ir limpando, pois ajuda bastante. Lembre-se sempre de dar uma chuveirada pela manhã para limpar a solução. Outra coisa se vir que tem muitos ramos ou folhas a definhar, é preferível cortá-los.
    Amiga do coração tudo o que vc precisar sobre plantas, àrvores doenças e tratamentos é só me pedir, estou super à vontade nesta àrea.
    Beijinhos de colibri.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  3. Fico muita agradecida pela ajuda, pois fico muito triste quando perco uma amiga árvore. Sabe tinha uma "mangueira" linda, dava frutas docinha, em um temporal um raio resolveu atingi-la, definhou, definho e morreu, mais me deixou uma filhota que esta com +-90 cm.
    Mais o "cajueiro", estou lutando com ele, já cortei ele todinho, só ficou o tronco, e você acredita que quando ele "brota", já vem com doença???? Mais ainda não desisti, vou fazer a receita nesse fim de semana, depois te dou um posição sobre a minha "árvorezinha".
    Beijos de cajú.
    Lua.

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...