sábado, 25 de junho de 2011

DICAS - SAIBA O QUE SÂO; INFUSÃO; DECOÇÃO E MACERAÇÃO

Bom antes de mais vou colocar aqui o significado de Infusão, Decoção e de Maceração. Isto porque as minhas amigas queixam-se de não saber o que significa cada uma delas. Para melhor usarem as vossas plantas medicinais, eis então o significado de:

INFUSÃO

É o que nós chamamos geralmente de chá. Utiliza-se as partes tenras (das folhas, flores e caules tenros). Quando a água começar a ferver deita-se sobre as partes tenras da planta, tapa-se e deixa-se repousar cerca de 10 minutos. Depois é só coar e beber.

DECOÇÃO

É utilizado as partes mais grossas das plantas (caules, raízes, sementes ou cascas) que se colocam em água fria. Quando a água começa a ferver, coloca-se as partes da plantas lá dentro e deixa-se ferver em lume baixo durante 15 minutos. Em seguida retire do ,lume e deixa-se repousar mais 10 minutos tapado. Depois é só coar e beber.

MACERAÇÃO

Aqui pode-se utilizar todas as partes da planta. Se escolher utilizar as partes mais macias da planta, como as folhas e as flores, pique-as muito bem e deixe repousar mais ou menos 12 horas no líquido que escolher.
Atenção que:
Para macerar usa-se sempre um líquido de forma a preservar e a extrair todos os benefícios da planta. Para fins terapêuticos usa-se o álcool etílico, o azeite ou o óleo de amêndoas doces, já para culinária usa-se o vinho ou vinagre.
Se no entanto escolher as partes mais grossas da planta como as raízes e os talos, deve picá-los à mesma, mas deve de os deixar no líquido durante cerca de 24 horas.
Depois é só colocar o preparado num frasquinho de vidro e tapar bem ao abrigo da luz.

Muita Luz!


  

2 comentários:

  1. Ana Maria, vou ficar aguardando a receita da Vovó.
    Espero que ache o leite de coco. Mais se não achar, faça assim mesmo. Eu vivo fazendo experiências culinárias, muitas vezes da certo, outras eu quase saiu correndo, rsrs.
    Amiga, desejo um domingo ensolarado e, uma semana espetacular.
    Amei a explicação da sua postagem.
    Beijos de cravo.
    Lua.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amiga Lua, vou achar a receita da minha avó assim que tiver um tempinho livre, é que agora estou em época de exames na universidade e a coisa complica-se. É o que dá voltar a estudar com esta idade, mas eu estou a adorar. Bom domingo para si também e com sol quentinho.
    Beijinhos de luar.
    Ana Maria

    ResponderEliminar

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...