terça-feira, 8 de março de 2011

CONCHELOS

Umbilicus rupestris (Cotyledon umbilicus)
FAMÍLIA: Crassuláceas 
NOME VULGAR: Umbigo de Vénus, Conchelos, Sombreirinhos dos telhados, Pimpilros
DESCRIÇÃO: Planta vivaz; flores dispostas em cacho denso e estreito, pendentes, com pedicelos curtos; corola tubulosa, esverdeado-amarelada ou raras vezes avermelhada; folhas peltado-umbilicadas com pecíolo central
HABITAT: Muros, telhados, rochedos, sebes
FLORAÇÃO: Abril a Junho

Esta é uma planta silvestre que pode ser usada na nossa alimentação, é expontânea e cresce nos campos.  No nosso país encontra-se frequentemente em terrenos agrícolas que estão abandonados, no entanto há que ter cuidado para ver se existem nos locais próximos fontes poluidoras, ou vestígios de herbicidas e fungicidas, caso não haja estão boas para consumo. Também aparecem com frequência nos telhados, em escarpas abruptas, muros e cascas de àrvores que possuem alguma humidade. Antigamente consumia-se Conchelos em sopas, nas saladas de alface e agrião, ou em esparregados.
É considerada desde tempos remotos uma erva medicinal, seja em aplicações externas, seja internas. É composta por potássio, mucilagens, ferro, tanino, sílicio, açucares e vitaminas. 
Tem várias propriedades como cicatrizante, calmante e refrescante, diurética, anti-séptica e anti-hemorrágica. Os antigos usavam-na para fazer cataplasmas, com as folhas esmagadas para curar queimaduras, feridas e ainda eliminar frieiras, borbulhas, úlceras cutâneas e calosidades. 
Para tratar a ciática e a gota aplicava-se as suas folhas sem a cutícula inferior, directamente  na pele.
Na medicina chinesa e na medicina ayurvédica existem registos da sua utilização, nomeadamente na composição de preparados homeopáticos.
Nos dias que correm, com a crise instalada, fica aqui a minha sugestão de incluir este vegetal selvagem na nossa alimentação, é gratuito e para o colher apanha ar puro!
A nossa saúde merece e a nossa panela agradece!!

Muita Luz!

1 comentário:

Obrigado, o seu comentario estará visível após aprovação.

DEIXAR IR

  Aprendi que Nesta Vida Temos de Deixar Ir,  Amores que Já Não Funcionam Amizades que já Não nos Servem E Coisas que Já Nos Incomodam. Apre...